A Rádio Câmara de Balneário Camboriú viveu, nesta sexta-feira (05/09), um marco em sua história, ao sediar a gravação de parte da Voz do Brasil, em uma ação comemorativa da Câmara dos Deputados pelos 90 anos do noticiário mais antigo do rádio brasileiro.
Marcio Achilles Sardi, editor-chefe do Jornal Câmara dos Deputados (que ocupa os últimos 20 minutos da Voz do Brasil), veio a Balneário Camboriú para gravar o jornal em conjunto com a jornalista Drica Santos, da equipe da Rádio Câmara BC. A gravação ocorreu na manhã desta sexta, e integrará a edição da Voz do Brasil que irá ao ar à noite.
A 101,5 FM é uma das cinco emissoras da Rede Legislativa de Rádio a receber a ação comemorativa “Voz do Brasil Itinerante”. A Rádio Câmara de Bauru (SP) foi a primeira a sediar a iniciativa, no dia 22/08. Depois de Balneário Camboriú, será a vez da Rádio ALMT, de Cuiabá (MT), em 19/09; da Rádio Câmara Manaus (AM), em 03/10; e da Rádio Câmara João Pessoa (PB), em 17/10.
“Para nós, como uma das afiliadas da Rede, é de suma importância que isto esteja acontecendo aqui. Traz a valorização não só a um trabalho feito há muitos anos a várias mãos, mas também à democratização da comunicação pública como um todo”, afirmou o diretor de Comunicação Social e TV da Câmara de Balneário Camboriú, Gian Del Sent, em entrevista ao programa Painel Eletrônico, da Rádio Câmara de Brasília, na manhã desta sexta.
Em entrevista ao mesmo programa, o presidente do Legislativo de BC, vereador Marcos Kurtz, destacou o papel da Voz do Brasil:
“As pessoas às vezes não sabem a grandeza desse programa. Se você escuta, você tem várias informações importantíssimas – as pessoas, muitas vezes, veem como informações do que está acontecendo lá no Senado, lá na Câmara dos Deputados, mas o programa traz informações sobre coisas que acabam atingindo você, na sua casa”.
Marcio Achilles Sardi, também falando ao Painel Eletrônico, pontuou o papel do histórico programa:
“Tanto em Bauru, quanto agora, em Balneário Camboriú, eu percebi o quanto a Voz do Brasil ainda é um programa de união, de união nacional, de união das famílias e, principalmente, de formação cidadã das pessoas, porque elas têm um contato maior com o que é decidido em Brasília”.
O editor-chefe fez, nesta quinta-feira (04/09), no centro de Balneário Camboriú, uma ação de divulgação da gravação da Voz do Brasil na cidade, e pôde conversar com ouvintes locais sobre o “patrimônio do rádio brasileiro”.
Além de gravar a Voz do Brasil na 101,5 FM, Sardi concedeu entrevistas ao vivo nas duas edições do programa Câmara Informa, e gravou um episódio do “Vai dar Política” com os vereadores mirins de Balneário Camboriú.
90 anos da Voz do Brasil
A Voz do Brasil surgiu em julho de 1935 como Programa Nacional, criado para divulgar os atos do Estado Novo (Era Vargas). Três anos depois, virou A Hora do Brasil, com transmissão obrigatória em todas as emissoras de rádio, sempre das 19h às 20h. O nome A Voz do Brasil passou a ser usado em 1971.
A retransmissão do programa é obrigatória. Atualmente, as emissoras de rádio devem veicular diariamente o conteúdo entre 19h e 22h, exceto aos sábados, domingos e feriados, e ele alcança cerca de 70 milhões de ouvintes, segundo dados da Agência Brasil.
Considerado o programa mais antigo do Brasil e do Hemisfério Sul, a Voz do Brasil entrou para o Guinness Book, o Livro dos Recordes, em 1995.