Quem passou por alguns semáforos em Balneário Camboriú neste sábado (17), percebeu uma movimentação diferente. Durante todo o dia, faixas com os dizeres “Dar esmola mantém ele na rua, dê oportunidade” foram exibidas em semáforos de seis pontos da cidade. A ação foi o start da campanha para conscientizar a população a não dar esmola para os moradores em situação de rua, e sim, ligar para o Resgate Social no 156, serviço municipal que presta auxílio a essas pessoas.
A ação com faixas nos semáforos acontecerão duas vezes por semana, alternando os lugares para que atinja vários pontos da cidade.
A partir desta segunda-feira (19), a campanha ganhará reforço com spots em rádios, outdoors, painel led, Web, cartazes e flyers. “É fundamental o engajamento da sociedade nesta campanha que visa tirar as pessoas da rua, oferecendo a chance de um novo futuro. Dando esmola você mantém as pessoas nesta condição, por isso, ao invés de dar dinheiro ou comida pedimos que ligue 156, que nós iremos até onde elas estão, oferecendo atendimento especializado e oportunidades de uma vida melhor e mais digna”, disse o prefeito Fabrício Oliveira, convidando todos a participarem da campanha, ligando 156.
Também a partir de segunda-feira, inicia o Plano de Ação apresentado na última semana, que contempla os trabalhos do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), situado na Rua 2000. O local terá vínculo com o Sistema Nacional de Emprego para o cadastro de vagas de emprego, assim como a oportunidade de cursos profissionalizantes. Ainda haverá no local encaminhamento para Centro de Reabilitações e cidades de origem. Haverá o aumento para duas equipes de abordagem social e uma de resgate, no 156.
“Temos pessoas especializadas e uma Casa de Passagem que dá alimentação, banho e abrigo para estas pessoas. De lá damos encaminhamento para um Centro de Reabilitação de dependentes químicos ou cidade de origem caso necessário”, pontuou a secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Christina Barrichello.