O grupo de dança da terceira idade Balanço das Ondas, de Balneário Camboriú, foi destaque no 42º Festival de Dança de Joinville, realizado entre os dias 23 e 26 de julho. A equipe conquistou dois primeiros lugares: na categoria Danças Populares, com a coreografia “Manifesto dos Povos Indígenas”, e na Dança de Salão Conjunto, com “Jeannie Não É Apenas Um Gênio”.
Com a vitória nas danças populares, o grupo celebra o tricampeonato consecutivo na categoria. A participação tem o apoio do Programa Maturidade Saudável, parceria entre a Secretaria da Pessoa Idosa e a Fundação Municipal de Esportes (FMEBC), que viabiliza o trabalho da coreógrafa Fátima Folchini.
“Estamos muito felizes com os resultados. O Festival de Joinville é o maior do mundo, e é o quarto ano que participamos, sempre voltando com prêmios. Esse tricampeonato nas danças populares mostra o quanto nosso trabalho é sério, comprometido e feito com amor”, afirmou Fátima, que coordena o grupo há 15 anos.
Além das apresentações premiadas, o grupo competiu na categoria Livre com a coreografia “O Fantasma da Ópera”. Os próprios integrantes produzem os adereços dos figurinos, utilizando materiais reaproveitados.
Durante a estadia em Joinville, o Balanço das Ondas também se apresentou nos palcos abertos do Shopping Cidade das Flores, Shopping Muller e Feira da Sapatilha.
“Quero agradecer o apoio da prefeitura, da Fundação Municipal de Esportes, através do seu superintendente Diogo Catafesta, e da prefeita Juliana Pavan, que sempre nos incentiva, nos apoia e nos recebe tão bem. Em nome de todo o grupo, é uma grande honra representar Balneário Camboriú”, completou Fátima.
Com 26 anos de trajetória, o grupo mantém uma rotina intensa de ensaios duas vezes por semana. A agenda segue movimentada, com participações confirmadas em festivais em Balneário Piçarras (agosto), Curitiba (outubro) e Piratuba (novembro). Além das competições, o grupo também realiza apresentações em escolas, creches, entidades sociais e eventos da prefeitura.