Balneário Camboriú será a primeira cidade de Santa Catarina a oferecer um serviço de tradução simultânea em Libras para atendimento da comunidade surda. A novidade começa a funcionar no fim de setembro, em referência ao Dia Nacional da Pessoa Surda (26). O objetivo é facilitar a comunicação entre cidadãos surdos e servidores municipais.
A prefeita Juliana Pavan destacou que a ação reforça o compromisso da gestão com a inclusão.
“Esse projeto nasce do nosso olhar atento para todas as pessoas. Balneário Camboriú se destaca por inovar e buscar soluções que garantam igualdade de oportunidades. A acessibilidade é um direito, e, ao disponibilizar essa ferramenta, reafirmamos nosso compromisso de construir uma cidade cada vez mais humana, acolhedora e justa”, afirmou.
O recurso estará disponível em locais de atendimento da Prefeitura por meio da leitura de QRCodes em celulares. O acesso gera uma videochamada com a Central de Intérpretes do Icom – Plataforma de Atendimento em Língua de Sinais. Um intérprete fará a tradução em tempo real entre o atendente e a pessoa surda.
Para o secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih, a iniciativa representa um avanço.
“A implementação do serviço de tradução em Libras é um marco importante para a nossa cidade. Sobretudo porque esse recurso representa mais do que acessibilidade: ele simboliza inclusão, respeito e a garantia de direitos para a comunidade surda”, ressaltou. Ele acrescentou que a ferramenta garante autonomia no acesso aos serviços públicos e amplia as políticas de inclusão. “Queremos que todas as pessoas tenham igualdade de oportunidades no acesso aos serviços públicos e na participação da vida social”, completou.
A coordenadora de Política Pública à Pessoa com Deficiência, Gévelyn Almeida, também destacou a importância.
“A comunidade surda de Balneário Camboriú recebe um grande presente no mês de conscientização e visibilidade do surdo. Fornecer uma Central de Libras 24 horas é ofertar dignidade à comunidade surda da cidade por meio da tecnologia assistiva e de soluções para que a inclusão aconteça e promova o exercício da cidadania plena às pessoas surdas e com deficiência auditiva.”
Para a implantação do serviço, estão sendo realizadas capacitações de servidores e adaptações nos espaços de atendimento. O investimento é de R$ 189 mil por ano, sob responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família e da Coordenadoria de Política Pública à Pessoa com Deficiência.