Será realizada nesta segunda-feira (28), a 6ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Balneário Camboriú, na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), das 8h às 18h. O evento promete um amplo debate sobre políticas públicas destinadas à promoção da igualdade e à eliminação de todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres.
A conferência reunirá representantes da sociedade civil e do poder público para discutir diretrizes e medidas que reforcem o compromisso da cidade com a democracia, a igualdade de gênero, a cidadania e o enfrentamento às diversas formas de violência e discriminação. O objetivo é ouvir as mulheres para desenvolver políticas públicas eficazes e inclusivas. Durante o encontro, serão eleitas as delegadas e definidas as propostas que representarão Balneário Camboriú no encontro estadual.
A prefeita Juliana Pavan, primeira mulher eleita para o cargo no município, destacou a importância do evento e afirmou que esta conferência representa um marco na gestão municipal.
“É uma imensa honra e responsabilidade estar à frente de Balneário Camboriú como a primeira mulher eleita prefeita. E este evento representa um marco em nossa gestão, pois consolida o compromisso inabalável que temos com a valorização da mulher. Ao dar voz e espaço para as mulheres, construímos uma cidade mais justa, igualitária e próspera para todos”, enfatizou.
Além da prefeita, estarão presentes o secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih; a presidente do Conselho dos Direitos da Mulher de Balneário Camboriú, Jane Pinto; a Diretora de Políticas Públicas para as Mulheres e vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Anna Paula Nienkötter; e a Doutora Vanessa Wendhausen Cavallazzi, primeira mulher a assumir como Procuradora-Geral de Justiça no Ministério Público de Santa Catarina, que ministrará a palestra magna.
Programação
A programação terá início às 8h com credenciamento, seguido pela abertura oficial às 9h. A partir das 14h, os participantes se dividirão em quatro eixos de discussão:
1. Inclusão: Abordando as vulnerabilidades sociais, acessibilidade, interseccionalidade e autonomia econômica de mulheres negras, indígenas, migrantes, com deficiência e em outras situações de exclusão.
2. Saúde: Discutindo temas como saúde sexual e reprodutiva, saúde mental, climatério, dignidade menstrual e o atendimento à mulher LGBTQIA+.
3. Democracia: Com foco na participação política das mulheres em espaços de decisão, representatividade em conselhos e o uso de mídias digitais para ativismo.
4. Violência de Gênero: Tratando da violência doméstica, psicológica, patrimonial, sexual e o assédio, além do papel das redes de proteção e da cultura do estupro.
A participação é aberta a representantes da sociedade civil, instituições, movimentos sociais, coletivos e todas as pessoas interessadas na pauta dos direitos das mulheres.
As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de julho, através do link:
https://portal.univali.br/univalieventos/evento/Paginas/default.aspx?evento=9071