A construção do Centro de Desenvolvimento do Futebol no Bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú, será retomada após a assinatura de um novo acordo entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o município. A Lei nº 5.025/2025, que trata da repactuação da cessão do terreno, foi sancionada na segunda-feira (5) pela prefeita Juliana Pavan.
O novo termo prevê a conclusão e inauguração do espaço até o dia 20 de julho de 2025. A gestão do centro será assumida pela Federação Catarinense de Futebol, responsável pela manutenção e conservação, sem custos para a administração municipal.
Como contrapartida, o município poderá utilizar a estrutura para atividades esportivas e comunitárias. Estão previstos o uso do local pelas escolinhas da Fundação Municipal de Esportes (FME) dois dias por semana, durante todo o dia, e o uso noturno nos mesmos dias para competições do esporte amador. Também será permitido o uso para jogos comunitários e eventos aos sábados à tarde e à noite.
O contrato de concessão do espaço tem validade de 50 anos, com possibilidade de renovação por igual período mediante novo acordo entre as partes.
A obra faz parte do legado da Copa do Mundo de 2014. Na ocasião, a Fifa destinou US$ 100 milhões para a construção de Centros de Desenvolvimento do Futebol em estados que não sediaram jogos do torneio. O objetivo era fomentar a formação de atletas e o fortalecimento do futebol nacional.
Em Balneário Camboriú, a CBF obteve a concessão de um terreno municipal de 11.340,65 m², ao lado do Parque Natural Raimundo Gonçalez Malta, por meio da Lei Municipal nº 4.689/2022. A norma estabelecia o prazo de dois anos para a finalização da obra, que venceu em 13 de outubro de 2024 sem a entrega da estrutura.