Desde abril, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur BC) está realizando pesquisa de demanda turística com idosos. A pesquisa será encerrada nesta segunda-feira (07) e, logo em seguida, será feita a tabulação. Diretor de Desenvolvimento Econômico da Sectur e responsável pela pesquisa, Eduardo Ramon Iba explica que esse período de aplicação foi escolhido porque é quando há maior demanda turística de idosos na cidade. “Acredito que eles escolhem esses meses para visitar Balneário Camboriú justamente por não ser alta temporada, o que faz eles se sentirem bem na cidade, sem todo aquele movimento. E também porque Balneário Camboriú continua com um clima perfeito pra eles aproveitarem as praias”, conclui Iba.
Ao todo, foram realizadas 244 pesquisas, distribuídas de forma igualitária no Shopping Atlântico, no Balneário Camboriú Shopping, no Calçadão da Avenida Central, na Avenida Atlântica e nos hotéis do centro da cidade. Segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Miro Teixeira, o objetivo da pesquisa é alinhar o perfil (de onde vêm, quanto tempo vão ficar na cidade e as formas de estadia, por exemplo) do turista com mais de 60 anos. “Queremos também saber a visão desses turistas a respeito de Balneário Camboriú, por que a escolheram, se está faltando algo e o que pode ser feito para melhorar a estadia deles”, completa o secretário.
Patrício Casola, 62 anos, aposentado, é morador da Argentina e vem a Balneário Camboriú sempre que pode. Ele explica que escolheu o período entre março e maio para visitar a cidade por causa dos preços e também do movimento de turistas. “Eu já venho pra Balneário Camboriú há um bom tempo e sempre vim na alta temporada. Era sempre a mesma coisa: produtos mais caros, trânsito excessivo e muita gente em todos os lugares. Resolvi mudar. Vim agora e estou conseguindo aproveitar muito mais”, conta.
Já Ilda Turquetti, 60, também moradora da Argentina, decidiu de última hora visitar o município. “Eu e minhas três irmãs estávamos em casa conversando e decidimos na hora. Escolhemos Balneário Camboriú por todos os comentários positivos que ouvimos sobre a cidade e também pelas atrações turísticas”, comenta a aposentada. Ilda ainda diz que a acessibilidade e a segurança da cidade influenciaram na decisão.