sábado, 13 agosto , 2022
  • BC Vagas
  • Itajaí News
BC Notícias - Últimas Notícias de Balneário Camboriú
No Result
View All Result
  • Início
  • Cidade
  • Policial
  • Eventos
  • Saúde
  • Cultura
  • Política
  • Empregos
  • Esportes
  • Publicações Legais
BC Notícias - Últimas Notícias de Balneário Camboriú
  • Início
  • Cidade
  • Policial
  • Eventos
  • Saúde
  • Cultura
  • Política
  • Empregos
  • Esportes
  • Publicações Legais
No Result
View All Result
BC Notícias - Últimas Notícias de Balneário Camboriú
No Result
View All Result
Início Cidade

Reuniões setoriais do Plano Municipal de Saneamento Básico de BC iniciam segunda-feira

Primeiro encontro contempla: Nações, Pioneiros, Ariribá e Praia dos Amores

BC Notícias Publicado por BC Notícias
27 de junho de 2022
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

4
COMPARTILHAMENTOS
CompartilharEnviar no Whats

Iniciam nesta semana, as reuniões setoriais para o trabalho de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e elaboração do Plano de Municipal de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos de Balneário Camboriú. O primeiro encontro com a participação popular, será nesta segunda-feira (27), com a região que compreende os bairros: das Nações, Pioneiros, Ariribá, Praia dos Amores. A reunião será às 19h, no CEM Presidente Médici – Rua Paraguai, 1005, Nações.

Esta é a terceira etapa do plano, e contempla seis reuniões dividas por regiões da cidade (cronograma no fim da matéria), e toda comunidade está convidada a participar e contribuir. Também já está no ar um canal virtual de comunicação, através do site da Emasa: https://www.emasa.com.br/emasa/programas-e-projetos/plano-municipal-de-saneamento-basico com consulta pública online, para coletar informações. Além de materiais informativos como folder e cartilha, e o calendário das reuniões.

Durante os encontros, além de contextualizar sobre o PMSB para os próximos 20 anos, a necessidade da revisão do plano, a importância da participação popular, e o papel de cada ator nesse processo, serão apresentados as etapas de elaboração e o cronograma de execução das atividades. Também serão expostos dados sobre o saneamento de Balneário Camboriú; e vídeos e as boas práticas da sociedade no dia a dia de uma cidade. Os presentes receberão um formulário com perguntas e campo para livre para explanação sobre o tema.

Nesta etapa, ocorre o levantamento de dados e informações que possibilitará a construção do diagnóstico da situação atual dos sistemas de abastecimento de água; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; e drenagem e manejo de águas pluviais, que vai analisar os avanços no setor de saneamento do Município desde 2012, quando foi concluído o PMSB existente. “O objetivo dessa etapa é coletar informações e fazer o levantamento de dados, para a construção do diagnóstico a partir da percepção da população, e a construção de um planejamento efetivo para os próximos 20 anos, que será executado na etapa seguinte”, explica a fiscal de Saúde Pública da Emasa, Tânia Pedrelli.

A revisão do PMSB ocorre em cinco etapas: 1. Apresentação do Plano de Trabalho Consolidado (PTC); 2. Mobilização e Participação social; 3. Levantamento de dados e informações; 4. Prognóstico; 5. Minuta do Projeto de Lei do Plano Municipal de Saneamento Básico. Com a primeira etapa concluída, a segunda contempla a formação e capacitação dos Comitês; o mapeamento dos atores locais e as formas de organização social da população, para promover a participação em torno do PMSB em todas as áreas do município.

Sobre o PMSB

O atual PMSB de Balneário Camboriú é de 2013, e a nova redação da Política Nacional de Saneamento Básico indica que a revisão deve ser feita no prazo de 10 anos. O documento, que é o principal instrumento da Política Municipal de Saneamento, será revisado nos quatro eixos componentes do saneamento básico: sistema de abastecimento de água; sistema de esgotamento sanitário; drenagem e manejo das águas pluviais; e manejos de resíduos sólidos.

O PMSB deve estar amparado pela Lei Federal 11.445/2007 – alterada pela 14.026/2020 (Política Nacional de Saneamento); e Lei Federal 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), bem como a Lei Ordinária Municipal nº 3.603/2013, na qual dispõe sobre a Política Municipal de Saneamento Básico de Balneário Camboriú. Também precisa estar em consonância com o Plano Diretor, com os objetivos e as diretrizes do Plano Plurianual (PPA), com o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, com demais legislações ambientais, de saúde, de educação, bem como devem ser compatíveis e integrados com todas as demais políticas públicas, planos e disciplinamentos do Município relacionados ao gerenciamento do espaço urbano.

Cronograma reuniões:

27/06 – 19h: Região Nações (Nações, Pioneiros, Ariribá, Praia dos Amores)
CEM Presidente Médici – Rua Paraguai, 1005, Nações.

28/06 – 19h: Praias Agrestes
Centro Comunitário Estaleiro – Rua Vereador Domingos Fonseca, s/n, Estaleiro.

30/06 – 19h: Região Nova Esperança (Nova Esperança e Parque Bandeirantes)
CEM Nova Esperança – Rua José Honorato da Silva, s/n, Nova Esperança.

04/07 – 19h: Região Centro (Centro, Estados)
Câmara de Vereadores – Av. das Flores, 675, Estados.

05/07 – 19h: Região Vila Real (Vila Real, Municípios, Jardim Iate Clube)
CEM Prof. Armando César Ghislandi – Rua Dom Diniz, 450, Vila Real.

07/07 – 19h: Região Barra (Barra e São Judas)
CEM Dona Lili – Rua Fermino Taveira Cruz, 219, Barra.

Tags: Plano Municipal de Saneamento BásicoSaneamento Básico
Compartilhar2Enviar

Leia também:

Foto: Divulgação EMASA

Plano Municipal de Saneamento Básico de BC está com consulta pública no site da Emasa

14 de julho de 2022
Foto: Renata Furlanetto

Quinta-feira terá reunião do Plano Municipal de Saneamento Básico na região do Nova Esperança

29 de junho de 2022
Foto: Arquivo EMASA e PMBC

Balneário Camboriú é a única cidade catarinense próxima da universalização do saneamento

29 de junho de 2021
Foto: Ivan Rupp

Balneário Camboriú busca ser a cidade mais saneada do país

8 de junho de 2018

Discussão sobre este post

Populares do dia

  • Cliente constrangido em casa noturna por suposta nota falsa será indenizado em Balneário Camboriú

    275 Compartilhamentos
    Compartilhar 110 Tweet 69
  • Matrículas do curso de Corte e Costura iniciam na segunda-feira, dia 15

    224 Compartilhamentos
    Compartilhar 90 Tweet 56
  • Ciclone já causou transtornos em Balneário Camboriú

    6253 Compartilhamentos
    Compartilhar 2501 Tweet 1563
  • 19 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana

    174 Compartilhamentos
    Compartilhar 70 Tweet 44
  • Orquestra Filarmônica reinaugura Teatro Municipal em Balneário Camboriú

    184 Compartilhamentos
    Compartilhar 74 Tweet 46

BC Negócios

Divulgação

Já pensou em ser modelo, ator ou digital influencer? Agência está selecionando em Balneário Camboriú

30 de julho de 2022
Confira a promoção especial das limpezas residenciais no site da Cia das Diaristas

Empresa que oferece contratação descomplicada de serviços de limpeza inaugura em Balneário Camboriú

21 de julho de 2022

Aplicativo PRIME GOURMET promove experiência gastronômica e turística em Balneário Camboriú e região

12 de julho de 2022

O maior e mais completo portal de notícias de Balneário Camboriú.

Jornalista responsável: Luís Gustavo Silva Solbas – MTB 6335/SC

E-mail: contato@bcnoticias.com.br

Fone/whats: (47) 9 9157-9588

  • Publicações Legais
  • Política de Privacidade
  • Anuncie
  • Contato

© 2020 BC Notícias - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Início
  • Cidade
  • Policial
  • Eventos
  • Saúde
  • Cultura
  • Política
  • Empregos
  • Esportes
  • Publicações Legais

© 2020 BC Notícias - Todos os direitos reservados.