Para criar um espaço de acolhimento aos jovens, a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, por meio do Departamento de Assistência à Juventude (DEAJ), inicia nesta terça-feira (06), o projeto “Papo Reto”. Diversos temas comuns no universo dos jovens serão debatidos, com o objetivo de orientá-los a encontrarem a melhor solução para os conflitos e a realizarem seus sonhos. A proposta, que é realizada em parceria com a ONG PAI, ocorrerá no turno matutino, durante seis meses na Escola Estadual Professora Francisca Alves Gevaerd, localizada no Bairro da Barra.
Segundo o diretor do DEAJ, Douglas Aguirre, o projeto será desenvolvido em seis meses, sendo que em cada mês um novo tema será debatido. “Queremos com esse projeto e com os temas que serão abordados propor uma interação terapêutica com os jovens a fim de orientá-los a encontrar a vazão certa para os seus sentimentos, ajudá-los na construção de seus sonhos e a harmonizar as suas relações sociais e familiares. A proposta é realizada em parceria com a equipe técnica da ONG PAIS que tem reconhecida experiência nesta área”, explicou.
Os temas debatidos serão “LOL” com apresentação, dinâmica de grupo e avaliação em junho; “E quando dá treta?” com dinâmica de grupo e conflitos em julho; “É noixx”, que tratará como mudar o comportamento e será realizada em agosto, “TOP” onde serão apresentadas as demandas pelos adolescentes e ocorrerá em setembro; e por último em novembro “VLW,FWS”, quando será feita uma avaliação de todos os temas abordados.