O Fundo Municipal de Defesa do Consumidor (PROCON/BC) divulgou a lista das 10 empresas com o maior número de reclamações no mês de julho. Os números do ranking mostram que as companhias telefônicas, televisão por assinatura e instituições bancárias são líderes de reclamação na cidade.
Dos 893 atendimentos e reclamações realizados no último mês, 253 foram apenas para as 10 empresas listadas, um aumento de cerca de 17% se comparado com o mês anterior (de 858 atendimentos, 211 haviam sido em relação às empresas listadas naquele mês). Contudo, deve-se destacar que os índices de resolução de casos dos consumidores que procuram o PROCON/BC são altos: desde o início de 2018, cerca de 80% das reclamações que deram entrada no órgão foram consideradas solucionadas.
O diretor do PROCON/BC, Jean Carlo Lopes, ressalta que a ferramenta digital www.consumidor.gov.br, disponibilizada pelo Ministério da Justiça, também auxilia na resolução de problemas de consumo. “Além do alto índice de resolutividade, a ferramenta permite ao consumidor registrar e acompanhar o seu reclamo diretamente pelo site, sem precisar sair de casa”, diz Jean.
De acordo com o órgão, para tirar dúvidas ou registrar alguma reclamação, o consumidor deve procurar orientação do programa pelo número 151, ou na sede de Balneário Camboriú, localizada na Rua 2000, n° 856 entre a Terceira e Quarta Avenidas. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.
Confira a lista: