Compartilhe

Representantes da Prefeitura de Camboriú e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) se reuniram na manhã desta quinta-feira, dia 10, para discutir a promoção de cursos para a comunidade. Há o interesse do Município em realizar cursos de Mestre de Obras, Pedreiro de Alvenaria e Instalador Hidráulico, entre outros – com carga horária de 160 a 300 horas/aula.

O prefeito Elcio Rogério Kuhnen explica que o objetivo é proporcionar qualificação profissional aos moradores. “Essa é uma das principais prioridades da Prefeitura. Cursos como estes irão preparar a comunidade para o mercado de trabalho, a fim de suprimir a falta de emprego. Além disso, as qualificações são uma tentativa de diminuir os índices de criminalidade no município, já que os moradores terão novas oportunidades em sala de aula”, comenta.
Outra proposta é realizar oficinas no contraturno escolar, com adolescentes regularmente matriculados no Ensino Fundamental – do 7° ao 9° ano. As áreas de atuação são informática, montagem e manutenção de computadores, introdução a programação e jogos digitais, empreendedorismo e inovação, robótica, eletricidade e instalações. “As aulas irão ocupar o tempo ocioso, proporcionar novos conhecimentos e oportunizar a inserção no mercado de trabalho”, comenta a secretária de Educação, Alecxandra Vitorassi Rosa.
Em 2017, parcerias entre a Prefeitura e o SENAI formaram profissionais nos cursos de Eletricista e Instalador Predial e Industrial, Pintor de Obras Imobiliárias e Modelagem e Costura Industrial do Vestuário. “São perceptíveis as mudanças que os cursos realizaram na vida dos formados. Muitos moradores já saíram empregados ou conseguiram aumentar a renda após as certificações”, declara o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Mario Bianchet.
Compartilhe