O MMA surgiu na década de 30, mas o esporte estourou no Brasil em meados doa anos 90 com lutas de Vale Tudo. A partir de 2000, com a popularidade do UFC, a modalidade deu um grande salto e viu lutadores como Victor Belfort, Anderson Silva e José Aldo virarem ídolos nacionais. A TV teve um papel importante nesta expansão, trazendo à tela dos brasileiros os grandes duelos entre lutadores de especialidades e categorias diferentes.
Santa Catarina também teve seu campeão. Junior “Cigano” dos Santos conquistou o cinturão de pesos pesados em 2011 ao derrotar Cain Veslasquéz. A vitória do catarinense de Caçador fez com que muitas pessoas procurassem as academias em busca do sonho de entrar em um octógono. É, o MMA virou uma paixão nacional e também estadual. Os sites de apostas também viram o crescimento do esporte. Lá, o fã do esporte pode utilizar o Código Bônus Bet365 Brasil para ter acesso a lutas e apostar em lutadores de todo o mundo.
Lutadores pelo esporte e suas dificuldades
A falta de apoio financeiro é um dos grandes problemas no esporte brasileiro. Para conseguir um patrocínio nos esportes de luta, o atleta precisa ser bem relacionado, treinar diariamente em uma academia especializada e, claro, ter talento.
No MMA, não é diferente. A falta de apoio financeiro é um dos primeiros desafios dos lutadores catarinenses que buscam brilhar no octógono. E isso só é possível se o atleta tiver tempo e um local adequado para o trabalho.
Hoje já é possível encontrar academias especializadas no MMA pelo Estado e pelo Brasil. Em Florianópolis, Chute Boxe Brasil se destaca ao lado da Team Tavares, que pertence ao ex-pugilista Thiago Tavares. Em Balneário Camboriú, MMA Astra se destaca e tem um papel importante para revelar novos talentos do esporte. Um dos seus projetos chamou a atenção na cidade. Em parceria com a Fundação Municipal de Esportes, ela criou o projeto Fábrica de Talentos, que ensina a crianças e adolescentes todos os segredos e técnicas da modalidade no contraturno escolar. Tendo local e apoio para os treinos, o jovem atleta pode se destacar.
Outro desafio do lutador é o tempo. Conciliar os treinos com o trabalho e os estudos é uma missão bem complicada. Como no início o atleta precisa se “bancar”, esta falta de tempo acaba desgastando muito o futuro lutador. Por isso, a dedicação é muito importante. Dividir o seu tempo de acordo com as suas necessidades e manter a cabeça e o corpo sempre no ritmo é um dos segredos do sucesso. Uma alimentação balanceada é também necessária para ter sucesso como lutador.
Coronavírus, outra dificuldade
Neste ano de pandemia do Coronavírus, muitos eventos de MMA tiveram que ser cancelados, o que atrapalhou o plano de vários lutadores do Brasil que já tinham planejado suas temporadas. Com o isolamento, também os treinos tiveram que ser adaptados e o sonho de se destacar no octógono teve que ser adiado. Para 2021, as competições voltaram ao calendário e já tivemos lutas marcadas desde janeiro.
Revelação de Florianópolis
Uma das esperanças para Santa Catarina é a revelação Hariel Correa, da equipe Chute Boxe, de Florianópolis. Manezinho da Ilha, o jovem lutador vinha de uma boa sequência no octógono, com três vitórias em três lutas como profissional. Todas por nocaute. Mas a pandemia do novo coronavírus acabou interrompendo o excelente momento do catarinense.
Para esta temporada, Hariel pode finalmente fazer sua luta no Thunder Fight, a maior competição de MMA do Brasil. Com data prevista para acontecer no dia 21 de fevereiro, o evento deve marcar o retorno do lutador ao octógono diante de Hugo Paiva. O card de lutas ainda não foi definido.
Aluno de Educação Física, Hariel divide seu tempo entre os estudos e os treinos na academia. Na Academia Chute Boxe Floripa, o lutador de 22 anos trabalha forte com o treinador Gabriel Gigante na expectativa da próxima luta. Dê olho nele!
Quatro dicas para se tornar um lutador
A primeira delas é treinar forte. Para se tornar um lutador, o atleta precisa se dedicar ao máximo e aproveitar cada segundo do seu tempo para se tornar competitivo. Procure sempre estar rodeado por pessoas qualificadas e aproveite o máximo de suas experiências para colocar em prática nos treinos. Juntamente com os treinos, a saúde também precisa ser acompanhada. Sempre tenha um médico de confiança para auxiliar na preparação física e um nutricionista para planejar uma alimentação balanceada.
A segunda dica é competir. Para você ficar em destaque, precisa aparecer. Se inscreva em torneios menores, mostre seu talento e conquiste um máximo de vitórias possíveis para o seu cartel. Estas experiências são importantes para a carreira do lutador.
Outra dica muito importante é contar com um patrocinador. O lutador de MMA utiliza muitos equipamentos e isso não é barato. O apoio financeiro é fundamental para a carreira de um atleta. Para isso, as vitórias são importantes, pois proporcionam maior visibilidade e aumentam as chances de fechar com um patrocinador.
A quarta dica também está relacionada à visibilidade. Para receber mais destaque, é importante divulgar sua imagem, seu nome. Ganhe a atenção da mídia. Hoje, com as redes sociais, esta divulgação se tornou ainda mais fácil. Publique fotos e vídeos dos seus treinos e lutas nas redes sociais. Lembre-se que os patrocinadores buscam atletas que se destacam para apoiar.