Cores e desenhos simbólicos estão dando vida aos muros das Estações Elevatórias de Efluentes (EEE) da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa). A pintura mural que iniciou nesta semana, é resultado do concurso “Muro pintado… Recado dado”, uma parceria da Autarquia, por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA) – JACAMASA, com a Secretaria de Educação e Fundação Cultural, que envolveu os alunos de todos os níveis da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú.
No total, 13 desenhos com a temática “Água é Vida”, foram selecionados e serão pintados em cinco muros, pelo artista visual, Marcelo Urizar. A pintura mural será composta por mais de um desenho, sendo essa adaptação à escolha do artista. Ao término de cada tela, os alunos autores dos desenhos, também vão deixar a sua assinatura e receber um certificado de reconhecimento pela criação.
Nesta quinta-feira (10), foi concluída a pintura no primeiro muro a receber os desenhos, na EEE Rua 1822 Marginal, que fica próximo a Marginal Leste. O artista Marcelo, recebeu duas das artistas: Luiza Nery Trindade (2 anos) e Lara Norba Moreno (3 anos), e demais alunos do Núcleo de Educação Infantil Sonho de Criança, que foram conferir a obra. Essa tela recebeu ainda, os desenhos de Rannyelly da Silva (7 anos) e Heitor Couto da Rocha (5 anos).
“Foi com muita alegria que recebi esse convite da Fundação Cultural em parceria com a EMASA, para a realização de pinturas com os desenhos escolhidos nesse projeto temático, desenvolvido com os alunos da educação municipal. Sou grato aos envolvidos em todo esse processo de meses”, disse o artista visual, Marcelo Urizar.
O concurso “Muro pintado… Recado dado”, teve 50 desenhos inscritos e uma comissão formada por representantes dos órgãos envolvidos e o próprio artista, que fizeram a seleção. “Avaliamos os desenhos mais representativos, dentro da temática da água é vida, considerando o olhar das crianças. E procuramos ainda, mesclar entre os pequenos e os alunos maiores, para contemplar todas as idades”, mencionou um dos responsáveis pelo Programa Jacamasa, engenheiro Ambiental Sanitarista, Hilário Zornitta Júnior.
Em parceria com a Fundação Cultural, a Emasa vem colorindo e humanizando as suas estruturas através da arte. Ao transitar pelas Avenidas das Flores e Panorâmica, pode-se observar as obras estampadas nos muros do reservatório de água, e nas Estações de Tratamento de Água e Elevatória. A ideia é trazer mais leveza e cor aos prédios públicos, que passam a compor o cenário, junto com as belezas naturais da cidade.
Confira os locais e alunos com desenhos selecionados:
• Mural EEE Rua 1822 Marginal (próx. nº1221 – Marginal Leste)
Heitor Couto da Rocha (5 anos) – JII NEI Ariribá
Lara Norba Moreno (3 anos) – MII NEI Sonho de Criança
Luiza Neri Trindade (2 anos) – MI NEI Sonho de Criança
Rannyelly da Silva (7 anos) – 2º ano NEI Jardim Iate Clube
• Mural EEE Rua 1822 Imperatriz (próx. nº587 – Centro)
André Lucas M. de Siqueira (15 anos) – 7º ano CEM Giovânia de Almeida
Bernardo Alexandre Weiler (14 anos) – 9º ano CEM Taquaras
Estevão Ribas (8 anos) – 4º ano CEM Jardim Iate Clube/ Polo Altas Habilidades
• Mural EEE São Judas (Rua Donaciano dos Santos, nº610 – Bairro da Barra)
Nelson Farias de Paula (16 anos) – 9º ano CEM Giovânia de Almeida
Yasmim Yulla Silva Pinto (14 anos) – 9º ano CAIC Ayrton Senna da Silva
• Mural EEE Praia dos Amores (Avenida Carlos Drummond de Andrade, esq. Av. Rui Barbosa, nº304 – Praia dos Amores)
Karen Peres (16 anos) – 9º ano CEM Tomaz Francisco Garcia
Nicole Melissa Jung (14 anos) – 9º ano CEM Jardim Iate Clube
• Mural EEE Campo Erê (Rua Campo Erê, esq. 6ª Avenida, nº976 – Bairro dos Municípios)
Abiah Melissa (14 anos) – 9º ano CEM Ariribá/ Polo Altas Habilidades
Alessandro Kaua de S. Rabelo (6 anos) – 1º ano CEM Jardim Iate Clube