O projeto Meu Novo Ciclo, criado pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social de Balneário Camboriú, visitou o Centro Educacional Municipal (CEM) Giovania de Almeida, no Bairro Estaleirinho, na tarde desta quarta-feira (06). A visita foi para apresentar o projeto e informar sobre a retirada de kits de higiene básica mensais no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Também foram entregues 15 kits de absorventes para as alunas de 10 a 13 anos.
A enfermeira Priscila Pimental, explicou sobre a importância da menstruação e respondeu algumas dúvidas das estudantes. Na sexta-feira (08) pela manhã, a equipe retorna à escola Giovania de Almeida para realizar a mesma atividade em outras turmas.
Sobre o Meu Novo Ciclo
Além da entrega de produtos de higiene básica para meninas e mulheres, o Meu Novo Ciclo presta apoio emocional para elas. Para receber o suporte da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, as mulheres devem possuir cadastro em um dos quatro CRAS do município. Depois, um kit com absorventes para um ciclo será entregue mensalmente. A retirada é no próprio CRAS e podem ser solicitados kits sempre que necessário.
Já o apoio emocional ocorre através da personagem virtual Mi, que pode ser contatada via WhatsApp (47) 9 9982-1877 ou Instagram @meunovociclo.bc. Ela ajuda a solucionar dúvidas sobre o ciclo menstrual e outros assuntos do universo feminino. O atendimento ocorre todos os dias, das 7h às 19h, e é feito por profissionais da Secretaria de Inclusão Social que foram preparados para este momento. Não é necessário se identificar para receber o atendimento do canal.
Desde o lançamento do projeto, em dezembro de 2021, aproximadamente 3 mil kits foram entregues para meninas e mulheres do município. Os recursos para o Meu Novo Ciclo foram aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, via Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.