Mamães e seus bebezinhos se reuniram na tarde desta sexta-feira (04), no Atlântico Shopping, para realizar a “Hora do Mamaço”. A ação faz parte das atividades do Núcleo de Atenção à Mulher (NAM), através do projeto “De Peito Aberto”, em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento Materno.
Segundo a enfermeira e coordenadora do NAM, Jeruza Martini, o objetivo principal da ação é incentivar o aleitamento materno. “No dia 1º de agosto foi o Dia Mundial da Amamentação, e de 01 a 07 é a Semana Mundial do Aleitamento Materno. A ação de hoje é a primeira vez que acontece aqui em Balneário Camboriú e serve para conscientizar sobre a amamentação, além disso é um incentivo para que seja feita também em espaços públicos sem nenhum problema”, comentou.
A psicóloga Raquel Simões foi uma das que participou da atividade no centro de compras. “Amamentar é um ato de amor. A minha filha vai mamar até quando quiser. Semana passada ela ficou doentinha e não queria comer nada além do leite do peito”, contou a mamãe da Maria Júlia, de 11 meses. Mãe dos gêmeos Diego e Diogo, de 10 meses, Débora Souza, também foi uma das que participou da ação. “Eu revezo para amamentar os dois, mas se depender de mim eles só vão largar o peito quando quiserem. Inclusive meu filho mais velho, mamou até os três anos”, disse.
Mulheres do Projeto “Tecendo Vidas”, também do NAM, estiveram na ação tricotando roupinhas e sapatos de bebês, além disso foram sorteadas lembranças para as mamães que participaram da Hora do Mamaço.
O aleitamento Materno é o melhor alimento para o bebê, pois o protege de diversas doenças e é recomendado que seja feito até os dois anos ou mais, sendo exclusivos nos seis primeiros meses.
Projeto “De Peito Aberto”
O Núcleo de Atenção à Mulher iniciou neste ano o projeto “De Peito Aberto” para futuras mães que querem aprender sobre os cuidados com a mama, antes e após o nascimento do bebê. Os encontros são realizados a cada 15 dias, sempre nas quartas-feiras, às 16h30. Quem quiser participar, basta ir até o NAM que está localizado na Rua México, ao lado do nº 875 no Bairro das Nações.