De 17 a 20 de setembro, o Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, recebe o II Congresso regional de Educação Inclusiva: Inclui Camboriú e região – ação, reflexão e inclusão.
O evento será no auditório nobre do campus, é gratuito e destinado às pessoas que atuam na área da educação: professores da Educação Básica e do Ensino Superior, gestores, profissionais da Educação inclusiva, segundo professor, monitores, estudantes e familiares de pessoas com deficiência. O Congresso faz alusão ao 21/09 – Dia nacional da luta da pessoa com deficiência.
De acordo com a coordenadora do NAPNE, Márcia Rodecz, a segunda edição do evento terá o seguinte tema central: “Chega de rótulos, eu conheço a minha história. Nada de nós, sem nós!”. “O Congresso será importante para discutirmos as questões relativas à inclusão de pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas, além de ser um espaço para integração, recreação e sensibilização sobre a temática”, destacou a coordenadora Márcia.
Inscrições e certificação
Para participar, é necessário realizar a inscrição gratuita por meio do link: https://bit.ly/congressoinclusivo
O evento fornecerá um certificado de 30h para quem participar de todas as atividades ou de 4h por período escolhido.
Sobre o NAPNE
O Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas -NAPNE é voltado para o fomento aos estudos das questões relativas à inclusão de pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas, e desenvolvimento de ações de inclusão e quebra de barreiras atitudinais, educacionais e arquitetônicas.
Em junho de 2023, o NAPNE do IFC Camboriú passou a contar com a participação de instituições da região que atuam com a inclusão. Hoje são doze instituições integrantes do NAPNE – Camboriú.
Dúvidas sobre o evento: napne.camboriu@ifc.edu.br
Confira a programação completa:
17 de setembro (terça-feira)
Período Matutino:
8h – Credenciamento
8h30 – Abertura Oficial: apresentação das instituições que compõe o NAPNE do IFC – Camboriú
10h – Palestra: “Chega de rótulos, abaixo o Capacitismo!” Palestrante: Daiane Montoanelli. – Pós-Graduada em Educação Inclusiva pela Faculdade Pró Minas. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina – PPGSS/UFSC. Integrante do Coletivo Serviço Social Anticapacitista. Assessora do Grupo de Trabalho Anticapacitismo do Conselho Federal de Serviço Social – CFESS.
Assistente Social na Prefeitura Município de Blumenau S/C.
12h – Intervalo para almoço.
Período Vespertino:
Das 14h às 17h – Show de Talentos: Eu vivencio a minha história (apresentação de todas as Instituições que fazem parte do NAPNE e convidados, com e sem deficiência.)
18 de setembro (Quarta-feira)
Período Matutino:
8h30 – Momento Cultural: Núcleo de Altas Habilidades de Balneário Camboriú – Estudantes e Professores
9h – Roda de Conversa: “Altas Habilidades/Superdotação: Quebrando as Barreiras da Invisibilidade” – Núcleo de Altas Habilidades de Balneário Camboriú – Juliana Andreatta Faber – Mestra em Educação;
9h45 – Intervalo
10h15 – Palestra: Como tornar a Instituição mais acolhedora por meio da inclusão: sugestões de ações possíveis. Coordenadora do NAPNE – IFC Camboriú, Márcia Rodecz (Mestra em Educação)
10h30 – Palestra: A importância do espaço (sala sensorial) nas Instituições de Ensino – organização: Licenciatura em Pedagogia da UNIAVAN – Balneário Camboriú. Todo material heurístico fornecido por: BAMBINO – implementos pedagógicos e formativos.
11h – Vivência na prática na Sala Sensorial – Licenciatura em Pedagogia da UNIAVAN
Período Vespertino:
14h – Momento: Histórias de Sucesso na Educação Inclusiva – “Nada de nós sem nós!”
O momento será apresentado por pessoas com deficiência – física, intelectual, visual, Transtorno do Espectro Autista, Déficit de Atenção e Hiperatividade – relatando suas vivências na escola, apresentando o que ela deve e o que não deve fazer para que a inclusão aconteça.
Palestrantes confirmados:
14h – Thor Cugnier Guenther – escritor, ilustrador e explorador do Aventura Jurássica
14h20 – Michele Ávila Muller – Representando Amor pra Down – Balneário Camboriú e Itajaí/SC
14h40 – Pedro Sevedra e Ricardo Júnior – AMA – Camboriú/SC
15h – Rodrigo Cardoso Tramont – Autista adulto – nível de suporte 1 – Pós-graduado em Inclusão e Diversidade na Sociedade e Organizações – UNIASSELVI
15h20 – Giovanna Pacheco Nunes – Núcleo de Altas Habilidades de Balneário Camboriú/SC e Itajaí
15h40 – Bruna Antunes Barbosa – Representando Casa Biel de Itajaí /SC
16h – Francini Machado – APAE de Balneário Camboriú/SC
16h20 – Roger Ledur Baez e Amanda Cristine Zimermann – APAE de Camboriú
16h40 – Paulo Roberto Fernandes Souza Pinheiro, 15 anos, estudante com Deficiência Visual e Aurenice de Jesus de Souza Pinheiro (mãe -formação: Magistério e Pedagogia, Professora de AEE em Balneário Camboriú)
19 de setembro (Quinta-feira)
Período Matutino:
Das 8h30 às 12h – Momento: Vivências exitosas dos profissionais da Educação na perspectiva inclusiva
Caso de sucesso de práticas inclusivas voltadas para a escola:
– Relatos a partir de vivências;
– Explanação para a exposição.
Presenças confirmadas:
8h30 – Mayra Fabrícia Silva, Psicopedagoga – Amor pra Down de Balneário Camboriú -SC;
9h – Luciano da Silva Candemil, APAE de Balneário Camboriú – Projeto Histórias Especiais: livro digital, áudio livro e vídeo com libras
9h30 – Gabriela Patrícia Zagurski Siebert e Juliana Andreatta Faber, Núcleo de Altas Habilidades de Balneário Camboriú/AS
10h– Luiz Paulo Moura Soares, Diretor Técnico da AMA – Camboriú
10h30 – Márcia Marli Welter, professora da APAE de Camboriú – SC
11h – Daniela de Bem Vicentini Lima, Secretaria de Educação de Balneário Camboriú/SC
Período vespertino:
13h30 – Apresentação Cultural Inclusiva com estudantes e professores da APAE de Camboriú
14h – Palestra: A importância do Jardim Sensorial nas Instituições de Ensino – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Itaiópolis/SC. Com: Bianca Simon, Engenheira Especialista em Agronomia/Garden Design. Especialista em Neurociência. Vanusa Jovana Kachel Stolte – Fisioterapeuta – Pediatria e Neonatologia
20 de setembro (Sexta-feira)
Período Matutino:
Das 8h30 às 9h20 – Visitação na Exposição Práticas Exitosas e Espaço Sensorial
9h30 – Momento Cultural – A Bela e a Fera com a APAE de Itajaí
10h – Palestra: Diálogos sobre o papel da escola na inclusão, a partir de uma perspectiva social. Palestrante: Luana Tilmann do NAPNE- IFC – Mestre em Educação Profissional e Tecnológica – Coordenadora do NAPNE Institucional do Instituto Federal Catarinense -IFC.
12h – Encerramento