Compartilhe

O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú está com as inscrições abertas, até 11/06, para o Processo de Seleção dos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio. Ou seja, você, que já terminou o ensino médio, e quer continuar os estudos, essa é a sua oportunidade! Ao todo serão ofertadas 120 vagas, distribuídas entre os seguintes cursos pós-médio: Técnico em Defesa Civil (40), Técnico em Segurança do Trabalho (40) e Técnico em Transações Imobiliárias (40). Todos os cursos são gratuitos, presenciais e ofertados no período noturno. As aulas iniciam no segundo semestre letivo de 2018.

Para participar do Processo, o candidato deve acessar o Portal de Ingresso (www.ingresso.ifc.edu.br ),preencher a ficha de inscrição, indicando somente um curso, turno e local da oferta (IFC Camboriú, no caso), optar pela Ampla Concorrência ou por uma das Ações Afirmativas (cotas) e, enviá-la, eletronicamente, por meio do próprio site. No momento da inscrição, o candidato deve informar o CPF, mesmo se for menor de idade, e um endereço de e-mail válido.  Se o interessado não tenha acesso à internet, a inscrição pode ser realizada nos terminais disponibilizados na Coordenação-Geral de Ensino do IFC Camboriú, das 9h às 13h e das 15h às 20h.

Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas ofertadas, o processo de seleção será definido por meio de sorteio público entre os candidatos inscritos. O sorteio está programado para acontecer no dia 22/06, a partir das 10h, na Coordenação-Geral de Ingresso do IFC, localizado na Rua das Missões, 150, Bairro Ponta Aguda, em Blumenau/SC.

A publicação preliminar do resultado do sorteio público será realizada no dia 26/06, no Portal de Ingresso (www.ingresso.ifc.edu.br). Para mais informações sobre o Processo de Seleção, leia o edital aqui.

Conheça os cursos ofertados:

Técnico em Defesa Civil 
O Técnico em Defesa Civil atua na gestão dos riscos e dos desastres, na operacionalização dos procedimentos jurídicos e administrativos em defesa civil e no cumprimento dos objetivos da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC).
Área de atuação
As instituições acolhedoras dos futuros profissionais podem ser: a) Órgãos públicos; b)Organizações militares; c)Empresas públicas e privadas de meteorologia; d) Institutos de monitoramento, pesquisa meteorológica e climatológica; e) Meios de comunicação; f) Bancos e Empresas seguradoras e, g) Instituições educacionais e de pesquisa.
Modalidade: Presencial
Duração: 1,5 ano
Período: Noturno

Técnico em Segurança do Trabalho

Cabe ao Curso Técnico em Segurança do Trabalho preparar para a atuação em ações prevencionistas nos processos produtivos, com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com as normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho.
Desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança do trabalhador. Orientar o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC). Coletar e organizar informações de saúde e de segurança do trabalho. Executar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Investigar, analisar acidentes e recomendar medidas de prevenção e controle sobre as situações no ambiente de trabalho.
Todas as atribuições e atividades profissionais do Técnico em Segurança do Trabalho estão indicadas na Portaria No 3.275, de 21 de Setembro de 1989, do Ministério do Trabalho.
Área de atuação
O campo de atuação envolve ambientes ocupacionais de instituições públicas e privadas, fabricantes e representantes de equipamentos de segurança. Atua em treinamento de trabalhadores/colaboradores e na realização de cursos de prevenção, saúde e segurança ambiental.
Modalidade: Presencial
Duração: 2 anos
Período: Noturno

Técnico em Transações Imobiliárias
O curso Técnico em Transações Imobiliárias visa a formação de profissionais para atuar no mercado imobiliário, assessorando ações de compra, venda e locações de imóveis. Capacita o aluno para orientar registro e transferência de imóveis junto aos órgãos competentes, captar e inscrever imóveis no cadastro da imobiliária, apresentar os imóveis aos clientes potenciais, bem como ler e interpretar projetos e mapas.
Área de atuação:
O Curso Técnico em Transações Imobiliárias habilita o profissional para atuar de forma autônoma, em empresas imobiliárias e de consultoria, construtoras e bancos.
Modalidade: Presencial
Duração: 1,5 anos
Período: Noturno

Anuncie no BC Notícias
Compartilhe