Bailarinos, estudantes de dança e teatro e qualquer pessoa interessada pelas artes do corpo podem participar de um workshop de dança diferente nesta sexta-feira (04), a partir das 16h, na Praça da Cultura. A atividade faz parte do projeto “Núcleo Corpóreo 5 anos – Formação e Desenvolvimento”, patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo e Fomento à Cultura de Balneário Camboriú (LIC).
Promovido pelo grupo de dança contemporânea Núcleo Corpóreo, o workshop é gratuito. A intenção é fazer com que o corpo seja utilizado como ferramenta de ocupação e investigação do espaço em lugares urbanos. Para participar, não é preciso ter conhecimento em dança. “Um dos objetivos do workshop é criar estratégias de estetizar e desconstruir a ideia de corpo e movimento, desprendendo-se de métodos e doutrinas”, diz o bailarino, diretor e coreógrafo do Núcleo Corpóreo, Fernando Dalla Nora.
No primeiro semestre, ocorreram dois workshops. Em maio, foi apresentada a primeira parte do projeto “Núcleo Corpóreo 5 anos – Formação e Desenvolvimento”, no Teatro Municipal Bruno Nitz. Bailarino e proponente do projeto na LIC, David Ruan Nunes ressalta que todas as ações, desde os workshops até a apresentação final, expõem a evolução do trabalho do Núcleo Corpóreo ao longo de cinco anos de existência do grupo. O Núcleo Corpóreo investiga possibilidades de movimentos e desenvolve sua própria forma de dança. “Queremos estimular em outros corpos a consciência por meio do conceito pesquisado pelo grupo atualmente. Pretendemos também estimular a percepção de movimentos e ações cotidianas a partir de abordagens que articulam aspectos motores, sensoriais, cognitivos, afetivos, entre outras possibilidades relacionais entre corpo e ambiente”, comenta.
Outro workshop ocorrerá em 08 de setembro, às 16 horas, na Praça da Cultura. Para encerrar o projeto, haverá uma apresentação do coletivo artístico em 30 de setembro, também na Praça, às 16h.
Agende-se
O quê: Workshop do projeto “Núcleo Corpóreo 5 anos – Formação e Desenvolvimento”
Quando: Sexta-feira (04), às 16h (duas horas de duração)
Onde: Praça da Cultura
Quanto: gratuito