Clínica de Balneário Camboriú realiza teste que detecta ao mesmo tempo vírus da Covid-19 e Influenza

Local é o único na cidade e região a oferecer o serviço.

Já se sabe que os sintomas dos vírus da Influenza e da Covid-19 podem ser bastante parecidos. Isso pode causar dúvidas nas pessoas que apresentam os sinais de infecção. Por isso o Centro Clínico Interblu, de Blumenau, apresentou um serviço diferente: um teste que detecta tanto dois tipos da Influenza, A e B, quanto a Covid-19.

O Dr. Rafael Zanardi, Diretor Técnico da Clínica Interblu, fala que a importância de um teste como este é justamente o fato dos dois vírus possuírem sintomas similares e serem confundidos. “Em comum, tanto a Covid-19 quanto a gripe podem apresentar febre, tosse seca, coriza, dor de garganta, dores no corpo e dores de cabeça. Além disso, as duas doenças são transmitidas da mesma forma: por gotículas espalhadas pela saliva ou tosse”.

Como funciona
O doutor explica que a coleta é feita através de uma única coleta, utilizando o swab nasal, um tipo de cotonete médico. A partir disso a amostra é analisada em um dispositivo que possui os anticorpos de três doenças: Covid-19, Influenza A (e subtipos) e Influenza B.

A leitura do dispositivo irá detectar se há ou não a presença de algum destes vírus, através da imunofluorescência, uma técnica que utiliza corantes fluorescentes que reagem aos antígenos – substância estranha que fará o corpo criar anticorpos, o vírus – e permitem identificar qual o vírus presente, já que cada um reagirá diferente ao corante. O resultado sai em até 15 minutos.

O teste pode ser feito nobCentro Clínico Interblu, localizado na rua Alvin Bauer, nº 810, no Centro de Balneário Camboriú.

O atendimento no local funciona de segunda à sexta, das 7h às 22h e aos sábados, das 7h às 12h.
O teste tem o custo de R$ 250.