Balneário Camboriú celebra o Dia do Hoteleiro, comemorado neste domingo (9), destacando a importância do setor para o desenvolvimento turístico e econômico da cidade. A hotelaria, símbolo de empreendedorismo e resiliência, ajudou a construir a identidade local e continua se reinventando diante dos novos perfis de visitantes.
Empreendimentos históricos como o Hotel Fischer, primeiro hotel de luxo de Santa Catarina, e o Hotel Marambaia, inaugurado em 1964 como o primeiro hotel redondo do país, marcaram o protagonismo da cidade no turismo nacional.
De acordo com o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol) e o BC Convention & Visitors Bureau, a taxa média de ocupação hoteleira entre dezembro e fevereiro ultrapassa os 80%, chegando a 100% no Réveillon e no Carnaval.
“Balneário Camboriú vive um momento de crescimento contínuo na sua história recente no setor hoteleiro. A cidade vem se consolidando como destino preferido de brasileiros e estrangeiros, especialmente dos países do Mercosul. Esse resultado é fruto do trabalho integrado do trade turístico e da constante qualificação dos nossos profissionais. Estamos otimistas com a próxima temporada de verão, impulsionada pela presença dos países do Mercosul — em especial, pelo momento favorável da Argentina —, que deve movimentar fortemente toda a economia local. Por outro lado, mantemos atenção e cautela em relação à baixa temporada de 2026, diante do cenário econômico nacional, que inspira cuidados”, destacou Rodrigo Vieira, presidente do Sindisol.
Segundo a turismóloga da Secretaria Municipal de Turismo, Luciana Vargas, a cidade deve receber mais de 2 milhões de visitantes entre dezembro e fevereiro, um aumento de cerca de 12% em relação à última temporada. A programação natalina, que começa em 15 de novembro, marca a criação de um novo produto turístico para o município.
A presença estrangeira continua forte. Entre 1º e 13 de janeiro deste ano, Balneário Camboriú recebeu 5.884 turistas argentinos, um crescimento de 163% frente ao mesmo período do ano anterior. No total, os estrangeiros representaram 36% dos visitantes, com os argentinos respondendo por quase 30% desse público.
A presidente do BC Convention e hoteleira, Andrezza Negrini, ressaltou que o setor hoteleiro é o coração do turismo local.
“Cada hotel, cada equipe e cada gestor fazem parte dessa engrenagem que mantém BC viva, acolhedora e sempre pronta para receber bem. O que observamos hoje é um crescimento constante do movimento turístico ao longo do ano, impulsionado por investimentos em eventos como o Natal de BC, o calendário cultural e o fortalecimento do turismo corporativo, que ajudam a ampliar a ocupação e reduzir a sazonalidade do setor”, afirmou.
A gastronomia também se consolida como um dos pilares da experiência turística na cidade. Balneário Camboriú oferece uma ampla variedade de opções, que vão da culinária catarinense e frutos do mar à cozinha italiana, japonesa e mediterrânea.
“A gastronomia de Balneário Camboriú traduz o espírito acolhedor da cidade e encanta visitantes de todas as partes com sabores que unem tradição e criatividade”, destacou a vice-presidente do Sindisol, Gabriela Moro.







