Balneário Camboriú conta, desde a última segunda-feira (05), com um ecoponto para resíduos eletrônicos. O contêiner, que fica na Rua Sergipe, em frente ao bloco 4 da Faculdade Avantis, é o primeiro ponto fixo de coleta desse tipo de resíduo no município.
Com seis metros de comprimento, a estrutura tem sete janelas, pelas quais é possível colocar televisão, pilhas, baterias, celulares, lâmpadas e eletroeletrônicos em geral. Os espaços são separados, ou seja, os resíduos não se misturam no interior do contêiner.
A iniciativa da criação do ecoponto foi da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), por meio dos Núcleos de Tecnologia e de Sustentabilidade. São parceiros a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), que está fazendo campanhas educativas para a destinação correta dos resíduos, e a Avantis.
Os resíduos eletrônicos podem ser depositados no contêiner de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Executivo da Acibalc, Fernando Assanti explica que duas empresas retirarão os materiais depositados na estrutura, os quais serão descontaminados e encaminhados às indústrias para reaproveitamento.