O Colégio de Delegados governamentais e não governamentais realizou, nesta quinta-feira (23), uma reunião pública na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú para apresentar as propostas do novo sistema viário do município. O encontro foi aberto à população e transmitido ao vivo pelo perfil oficial da Prefeitura no Facebook.
As diretrizes apresentadas abordam as futuras vias de integração que devem melhorar a trafegabilidade, ampliar a conectividade entre bairros e facilitar o deslocamento entre Balneário Camboriú e cidades vizinhas. O plano também contempla soluções de micromobilidade urbana, com foco em deslocamentos mais sustentáveis, além da apresentação dos mapas de macrozoneamento e zoneamento da cidade.
Durante a reunião, foram esclarecidas dúvidas sobre a revisão do Plano Diretor e demonstrado como acessar documentos no site da Prefeitura, além dos canais disponíveis para envio de sugestões — WhatsApp, e-mail e atendimento presencial nas salas de escuta no Paço Municipal e na unidade móvel.
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Carlos Humberto Silva, avaliou o encontro como positivo.
“Foram muitas sugestões e ideias que, com certeza, serão assimiladas ao plano. Agora, a expectativa é para o dia 30 de outubro, quando reuniremos todas essas contribuições e emendas que ainda serão apresentadas, para serem votadas e, na sequência, haver a consolidação da minuta final do Plano Diretor, com previsão de conclusão para meados de novembro”, afirmou.
Segundo ele, o planejamento urbano precisa acompanhar o crescimento da cidade.
“Se sabemos que Balneário Camboriú vai crescer – e queremos que cresça – é fundamental planejar o futuro da cidade de forma estratégica, incentivando novas matrizes econômicas. Esse planejamento deve criar oportunidades e empregos para a população, sem comprometer a qualidade de vida”, destacou.
O delegado não governamental Ricardo Cabral, que acompanha o processo desde 2022, destacou a transparência da revisão.
“É um Plano Diretor em que as pessoas podem transmitir uma ideia, de o cidadão que mora e convive em determinados lugares da cidade poder levar suas contribuições. Isso é um ato democrático muito importante”, disse.
O prazo para envio de propostas foi prorrogado até 28 de outubro, permitindo maior participação popular. A sala de escuta no Paço Municipal funciona das 12h às 17h, e a unidade móvel percorre bairros até terça-feira (28), com atendimento em diferentes praças.
As contribuições também podem ser enviadas pelo WhatsApp (47) 99264-1878 ou e-mail plano.diretor25@bc.sc.gov.br. A minuta prévia do Plano Diretor e demais documentos estão disponíveis no site da Prefeitura, junto ao cronograma completo do processo de revisão.







