A partir de segunda-feira (15), três praias de Balneário Camboriú terão novamente a Bandeira Azul durante a temporada de verão 2025/2026. A cerimônia oficial de hasteamento está marcada para as 9h, no Restaurante Costão Parador, localizado na Rua Higino João Pio, nº 320, na praia do Estaleirinho.
A bandeira indica que os locais atendem a critérios relacionados à qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura, preservação e educação ambiental. Durante toda a temporada, o símbolo permanecerá hasteado, nos horários em que houver atuação de guarda-vidas, nas praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho, aprovadas no Programa Bandeira Azul.
“É uma honra celebrarmos mais uma conquista importante para Balneário Camboriú. O hasteamento da Bandeira Azul nas praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho representa não apenas um selo internacional de excelência ambiental, mas, sobretudo, uma entrega efetiva para a comunidade, que é parte essencial deste resultado. A certificação é fruto de um trabalho contínuo de gestão, cuidado e responsabilidade com o meio ambiente, envolvendo servidores, entidades parceiras e, principalmente, os moradores que colaboram diariamente para manter nossas praias limpas, seguras e com qualidade. Seguiremos avançando com políticas públicas sólidas e ações que consolidam Balneário Camboriú como referência regional em sustentabilidade e proteção dos nossos recursos naturais”, ressalta o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Nelson de Oliveira.
Para a temporada de verão, a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizou a reforma de decks e passarelas nos três pontos certificados. As praias também contarão com banheiros e chuveiros, que funcionarão diariamente das 7h às 19h.
As praias do Estaleiro e Estaleirinho participam do programa desde a temporada 2018/2019, com renovação anual da certificação. Taquaras passou a integrar o Bandeira Azul em 2022. No município, a Tedesco Marina também mantém a certificação renovada todos os anos.
O Programa Bandeira Azul é uma certificação ambiental internacional coordenada pela Foundation for Environmental Education (FEE). No Brasil, a iniciativa é gerida pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR) e exige o cumprimento anual de 38 critérios relacionados à qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura, preservação patrimonial e educação ambiental.







