A minuta final da revisão do Plano Diretor de Balneário Camboriú foi apresentada nesta sexta-feira (14), em encontro realizado na Câmara de Vereadores. O evento reuniu autoridades, delegados governamentais e não governamentais, além da comunidade. O documento será protocolado na segunda-feira (17) e encaminhado para avaliação do Legislativo municipal.
Ao receber o texto das mãos do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Carlos Humberto Silva, a prefeita Juliana Pavan destacou o simbolismo do momento.
“A minuta do Plano Diretor que eu recebo nesta noite representa o futuro da nossa cidade. Há quase 20 anos Balneário Camboriú vem se preparando para isso. O processo ficou por anos parado, e a comunidade sempre cobrando muito. Foi um compromisso meu de campanha, no primeiro ano de governo, apresentar a minuta do Plano Diretor – e agora estamos oficializando, protocolando na Câmara de Vereadores”.
Ela reforçou que o processo foi construído com participação popular e atenção às próximas gerações.
“Nós precisamos ter essa responsabilidade com o nosso meio ambiente. Uma cidade que teve um crescimento pujante nos últimos anos não pode somente querer o crescimento; ela tem que saber para onde ela vai. E a partir de agora, a condução do microzoneamento será feita da mesma forma. É isso que define o Plano Diretor: uma minuta construída de forma responsável, transparente, pensando nas próximas gerações e garantindo um futuro brilhante para Balneário Camboriú”, afirmou.
O secretário Carlos Humberto Silva também celebrou o avanço e destacou o trabalho coletivo.
“Muito feliz. Foi um trabalho de anos, que conseguimos concluir agora. Quero agradecer aqui a todos os delegados e às equipes técnicas, que se esforçaram muito. Quando iniciamos este ano de 2025, a prefeita determinou que apresentássemos a minuta na Câmara ainda este ano. E, graças a Deus, com todo o empenho de todas essas pessoas voluntariosas que se envolveram nisso, estão aqui os fundamentos, os objetivos e as diretrizes que vão direcionar todo o nosso crescimento daqui pra frente, ordenar e organizar. Agora a prefeita, como chefe do Poder Executivo, vai enviar para o Legislativo, que vai estar com a palavra. Eu tenho certeza de que eles vão se empenhar também para aprovar essa lei tão necessária o mais rápido possível”, afirmou.







