A delegação da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Balneário Camboriú encerrou a participação na 18ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) com resultados expressivos. Entre os dias 16 e 21 de setembro, em Lages, os atletas conquistaram oito troféus e 99 medalhas.
Ao todo, 120 paradesportistas representaram o município em modalidades como atletismo, tênis de mesa, bocha paralímpica, handebol, futsal e judô. As provas de natação ocorreram antes da abertura oficial, em Blumenau, onde Balneário garantiu oito medalhas e o troféu de vice-campeão.
O atletismo foi a principal modalidade, com mais de 80 medalhas conquistadas nas categorias Deficiência Auditiva (DA), Deficiência Física (DF), Deficiência Intelectual (DI) e Deficiência Visual (DV).
Nos resultados gerais, a FME somou oito troféus e medalhas em cinco das sete modalidades disputadas. O diretor-presidente da fundação, Diogo Catafesta, destacou o desempenho:
“Foi muito satisfatório, nossos atletas estão todos de parabéns. A gente teve atleta que disputou o Parajasc e já no sábado e domingo retornou para a cidade porque ia disputar o Mundial pela Seleção Brasileira. Temos um atleta que foi para o Mundial na Índia, então a gente fica muito contente, muito feliz com os resultados. Vamos torcer e melhorar para o ano que vem ir ainda mais longe”, afirmou.
Destaques da competição:
-
Atletismo: 1º lugar no feminino DF e DA; 2º lugar no masculino DF; medalhas em todas as categorias.
-
Natação: vice-campeã no feminino DA.
-
Tênis de mesa: ouro no individual DA e 3º lugar em duplas.
-
Judô: 5º lugar geral no masculino DV, com dois ouros e uma prata.
-
Bocha paralímpica: 6º lugar no masculino DF.
-
Futsal: 2º lugar no masculino DA.
-
Handebol em cadeira de rodas: 5º lugar no masculino DF.
No quadro final por segmentos, a FME ficou em 5º lugar, somando 10 pontos.