Balneário Camboriú inaugurou nesta sexta-feira (15) o Centro de Desenvolvimento do Futebol, localizado no Bairro dos Municípios, ao lado da Federação Catarinense de Futebol (FCF). O espaço foi aberto com cerimônia que reuniu autoridades, comunidade e imprensa.
O complexo é resultado da parceria entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a FCF e o Município, que cedeu o terreno por 50 anos.
“Este espaço nasce do fruto de um legado internacional, mas com compromisso com a nossa área social municipal. E essa parceria engrandece ainda mais um trabalho fundamental para o crescimento e o desenvolvimento da nossa região. A comunidade sai ganhando, Balneário Camboriú sai ganhando, o esporte sai ganhando”, destacou a prefeita Juliana Pavan.
Ela lembrou do esforço para viabilizar o projeto:
“Lutamos muito para que tudo pudesse andar conforme teria que ser, cobrando os prazos, cobrando a entrega. E hoje a gente vê que valeu todo o esforço, toda a luta, toda a briga de forma positiva para que nós pudéssemos estar hoje comemorando algo que é a conquista da nossa região”.
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Diogo Catafesta, ressaltou que o espaço vai ampliar a integração social e esportiva.
“Este espaço está vindo para acrescentar muito no esporte da cidade. E essa parceria com a CBF vai trazer uma realidade diferente, algo moderno, como o campo sintético que nunca tivemos oportunidade de estar usando nas nossas escolinhas municipais e nos campeonatos amadores de futebol”.
Para o presidente da CBF, Dr. Samir Xaud, a inauguração simboliza avanço.
“Fico muito honrado de estar aqui dando o pontapé inicial com essa ferramenta linda, socialmente transformadora e muito importante para vocês”.
Com recursos do Fundo do Legado da Copa do Mundo Fifa 2014, o complexo conta com campo de futebol, prédio principal, vestiários, área médica, sala de reuniões, arquibancada para 480 pessoas, lanchonete e estacionamento.
O presidente da FCF, Rubens Renato Angelotti, afirmou que a estrutura tem caráter social.
“Esta estrutura vai funcionar junto com a Fundação Municipal do Esportes como um espaço que é mais para a comunidade, para a integração social, do que para o futebol de Santa Catarina”.
A gestão do centro ficará sob responsabilidade da FCF, que cuidará da manutenção. Em contrapartida, o Município terá acesso ao espaço para atividades esportivas e comunitárias. A concessão vale por 50 anos, com possibilidade de renovação.
O projeto faz parte do legado da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, que destinou US$ 100 milhões para a construção de centros em estados que não receberam jogos. Em Balneário Camboriú, a CBF recebeu em 2022 a concessão de um terreno de 11,3 mil m². Após ajustes e repactuação da concessão em 2025, a obra foi concluída dentro do novo prazo estabelecido.