A partir da segunda quinzena de maio, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Balneário Camboriú começarão a oferecer a Triagem Neonatal, conhecida como teste do pezinho. O exame, que atualmente é realizado apenas no laboratório municipal, passará a ser disponibilizado mais próximo das residências dos pacientes.
“A descentralização das coletas será muito importante, pois assim o teste poderá ser realizado mais próximo das residências das famílias. Nosso objetivo é garantir o atendimento de forma mais rápida e fácil”, afirmou a secretária de Saúde, Aline Leal.
Segundo a secretária, a agilidade no exame é essencial para iniciar, quando necessário, o tratamento imediato de doenças detectadas.
“Nosso compromisso é facilitar o acesso dos pacientes aos serviços de saúde oferecidos na rede municipal. A mudança é mais uma ação que vem ao encontro deste objetivo”, destacou.
Para viabilizar a coleta nas UBSs, profissionais estão em treinamento. Na última terça-feira (29), enfermeiros e técnicos de enfermagem do município participaram de uma capacitação realizada em Itajaí pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a 17ª Regional de Saúde.
O teste do pezinho é utilizado para identificar precocemente doenças como fibrose cística, doença falciforme, fenilcetonúria, toxoplasmose, hipotireoidismo congênito e hiperplasia adrenal congênita.