Nos dias 05 e 06/12, o Ciclobservatório do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú realizará o III Seminário Intermunicipal de Ciclomobilidade Camboriú e Balneário Camboriú.
O evento tem o objetivo de debater e propor melhorias conjuntas para o uso da bicicleta nas cidades. Os projetos cicloviários das prefeituras serão apresentados pela Secretária de Planejamento Urbano de Camboriú, Marcela Eleutério, e pelo Diretor de Planejamento e Mobilidade da Autarquia BC Trânsito, Ricieri Ribas Moraes.
Também terá destaque os resultados do Índice de Desenvolvimento Cicloviário (Ideciclo), que avaliou toda a malha cicloviária de Camboriú e Balneário Camboriú, envolvendo critérios como cobertura da malha, largura das vias, qualidade do pavimento, sinalização e obstáculos. A apresentação será realizada por Daniel Valença, coordenador da Associação Metropolitana de Ciclistas (Ameciclo) do Recife, organização que desenvolveu a metodologia que já foi aplicada em várias cidades brasileiras.
O cicloturismo, atividade de lazer com forte potencial econômico, também será abordado no Seminário. Sobre este tema as apresentações ficam a cargo de Silvana Nakamori, da Universidade Federal do Paraná, de Fábio Carminatti, da Universidade Federal da Fronteira Sul e de representante da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri).
Segundo a professora Roberta Raquel, coordenadora do projeto Ciclobservatório IFC, o III Seminário é uma contribuição social do IFC para pensar ações mais seguras, eficientes e sustentáveis para a mobilidade urbana.
No dia 05 o Seminário inicia às 13h30, na Sala dos Conselhos. No dia 06, a programação consiste em uma pedalada de reconhecimento e de lazer, com saída marcada para as 9h.
A programação completa está em: https://sites.google.com/







