A Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) de Balneário Camboriú realiza semanalmente oficinas gratuitas de violão voltadas aos idosos da cidade. As aulas ocorrem todas as terças-feiras, das 16h às 17h, na sala de vidro da sede da SPI, na Rua 1822, nº 614, Centro. Não é necessário realizar inscrição prévia.
Segundo o professor voluntário Otomar Pohl, a atividade musical é benéfica em diversos aspectos.
“O violão pode trazer muitos benefícios à saúde do idoso, pois melhora o cognitivo como um todo, além da socialização. Aprender tocar violão independe de idade”, afirmou.
A aposentada Maria Inês Aguiar, de 70 anos, participa das atividades na SPI como forma de melhorar sua saúde.
“Eu estava com princípio de depressão, e minha médica sugeriu aprender algo novo, um curso, uma nova atividade em conjunto com mais pessoas. E foi aí que uma vizinha me falou da SPI, eu procurei conhecer o ambiente, gostei das atividades e comecei o curso da oficina de Violão. Hoje me sinto bem melhor, inclusive também estou nas aulas de dança”, relatou.
O secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, destacou os impactos positivos da música na vida dos idosos.
“Aprender algo novo sempre é muito bom para todos nós, e na melhor idade é ainda mais significativo, pois estimula o idoso a sair de casa e manter a convivência com outras pessoas, e isso interfere diretamente na autoestima da pessoa”, declarou.
O contato com a música pode contribuir para a saúde mental e física dos idosos, auxiliando na autoestima, no alívio do estresse e na prevenção de doenças como Alzheimer e Parkinson. Além disso, promove a interação social e estimula memórias afetivas.