A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, com apoio da Secretaria de Turismo, irá disponibilizar um container adaptado para receber pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante a queima de fogos do Réveillon, no dia 31 de dezembro. O espaço ficará anexo ao Centro de Controle Operacional (CCO) e poderá atender até 10 pessoas com TEA, acompanhadas por um responsável cada, durante o show pirotécnico.
As vagas serão liberadas a partir das 23h, por ordem de chegada. Para acesso, será necessária a apresentação de laudo médico ou da carteira municipal de identificação da pessoa com deficiência.
“Nosso compromisso é fazer de Balneário Camboriú uma cidade cada vez mais humana, inclusiva e acolhedora. O Réveillon é um momento de celebração, e ele precisa ser vivido por todos. Com o container adaptado e a distribuição dos abafadores, estamos garantindo que pessoas com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias também possam participar desse momento tão especial com conforto, segurança e respeito às suas necessidades”, ressalta a prefeita Juliana Pavan.
Segundo o secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih, o container tem como objetivo proporcionar uma experiência mais confortável para pessoas com TEA que apresentam hipersensibilidade auditiva e que, até então, não conseguiam acompanhar o show de fogos.
“Nossa intenção é transformar este momento que muitas vezes é de dor em um momento de grande alegria para eles”, afirma.
O espaço permanecerá em funcionamento até o dia 20 de janeiro e, nesse período, também oferecerá atividades recreativas para crianças.
Além do container, a prefeitura irá disponibilizar 500 abafadores para pessoas com TEA com hipersensibilidade auditiva. A entrega ocorrerá na segunda-feira (29) e na terça-feira (30), no CCO, das 10h às 17h, por ordem de chegada. Para retirar os equipamentos, será necessário apresentar documento de identidade e um comprovante, como laudo médico, carteira do Passe Livre devidamente identificada com autismo ou a Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Deficiência, lançada em 2025 no âmbito do Programa BC + Acessível.
O Centro de Controle Operacional está localizado na orla, na altura do Calçadão da Avenida Central.







