A reurbanização da orla da Praia Central ganhou ajustes após consulta à comunidade. O projeto foi revisado e agora prevê mais que o dobro de arborização em relação ao plano inicial, com 118% a mais de árvores. A mudança atende à principal solicitação de moradores e visitantes: ampliar as áreas sombreadas ao longo do passeio.
O trecho piloto, entre as ruas 4400 e 4600, já havia sido entregue. A pesquisa realizada nesse espaço indicou a necessidade de reforçar a presença de árvores. A nova versão contempla espécies como ipês amarelos e rosas, pitangueiras, buganvílias, aldragos, araçás, quaresmeiras e guapuruvus. Entre as palmeiras, estão previstas butiá, jerivá, coqueiro e a palmeira imperial. Somente na etapa em execução, serão plantadas 510 unidades.
“A arborização é uma marca de Balneário Camboriú, que já se consolidou como a cidade mais arborizada do Litoral Norte de Santa Catarina. Entendemos a importância desse cuidado com o meio ambiente e, por isso, fiz questão de solicitar a revisão do projeto da nova orla para garantir ainda mais áreas verdes. Mais do que beleza, as árvores representam qualidade de vida, sombra, bem-estar e o compromisso de mantermos nossa cidade cada vez mais integrada à natureza”, afirmou a prefeita Juliana Pavan.
A revisão inclui também o trecho piloto, que receberá novas árvores. Além disso, a etapa da Barra Sul contará com 3.631 m² de área gramada, destinada a descanso, piqueniques e encontros ao ar livre.
“A revisão do projeto é fruto de muito planejamento e diálogo com a comunidade. A decisão de ampliar a arborização veio justamente da escuta atenta aos moradores e visitantes. Estamos trazendo espécies adequadas ao clima da região, que além de embelezar o espaço, contribuem para a qualidade do ar e o bem-estar de todos”, destacou o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Carlos Humberto Silva.