Balneário Camboriú começou novembro com boas notícias para moradores e turistas. O novo relatório de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) confirmou que todos os dez pontos analisados na Praia Central estão próprios para banho.
O boletim nº 77, referente à semana de 27 a 31 de outubro de 2025, avaliou 238 locais ao longo do litoral catarinense. Desse total, 186 (78,15%) foram considerados adequados para banho.
No município, o monitoramento abrange 15 áreas. Apenas a Lagoa de Taquaras foi classificada como imprópria. O diretor técnico da Emasa, engenheiro Jefferson Andrade, explicou que o caso é conhecido e que estão previstos estudos técnicos para o descomissionamento e recuperação ambiental da área. Segundo ele, a Lagoa de Taquaras apresenta variações históricas de qualidade, e novos levantamentos devem indicar soluções definitivas para melhorar a balneabilidade da praia.
O diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni, destacou que o resultado reflete o trabalho desenvolvido pela autarquia e pela Prefeitura nos últimos meses.
“O resultado é mais um presente para Balneário Camboriú nos 20 anos da Emasa”, afirmou. Ele ressaltou que o empenho da equipe tem sido essencial para manter e aprimorar a qualidade das praias e do Rio Camboriú.
Pavoni também lembrou que os investimentos em gestão ambiental e no tratamento de esgoto, especialmente na ETE Nova Esperança — que hoje opera com até 95% de eficiência —, têm contribuído diretamente para a boa qualidade das águas. Segundo ele, ainda há desafios, mas os avanços da última década comprovam a efetividade das ações integradas entre Emasa e Prefeitura.








