Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, realiza um mutirão de consultas de neuropediatria para crianças com indicação de possível diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A secretária de Saúde, Aline Leal, afirmou que a iniciativa busca reduzir a fila de espera.
“Estamos com mais de 600 crianças aguardando a primeira consulta, sendo que algumas estão na fila desde 2023. Sabemos o quanto o diagnóstico é fundamental para o tratamento e o encaminhamento precisa ser feito o quanto antes, por isso, organizamos a força-tarefa”, disse.
O mutirão atenderá, nesta primeira etapa, 140 crianças. As consultas foram adquiridas pela Secretaria por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região da Foz do Rio Itajaí (CIS-Amfri), com investimento de R$ 25 mil.
“Estamos mobilizados pela causa e trabalhando para garantir os direitos e também melhorar a qualidade de vida das pessoas diagnosticadas com TEA e suas famílias”, declarou Aline.
Além da ação, foi criado no mês de abril o Grupo Técnico de Trabalho (GTT) para a Política Pública de Garantia, Proteção e Ampliação dos Direitos das Pessoas com Autismo, oficializado pelo Decreto nº 12.215, de 2 de abril de 2025.
O GTT será supervisionado pelo Departamento de Apoio Técnico Assistencial (Data), da Diretoria de Divisão de Saúde. Entre as atribuições, estão o desenvolvimento de estratégias de integração entre setores, criação de fluxos de propostas e avaliação contínua das ações voltadas às pessoas com TEA.