A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (7) o primeiro mutirão de 2026 para inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) e implante subdérmico Implanon. A ação acontece das 8h às 17h, na Unidade Básica de Saúde da Barra, localizada na Rua Eleotério Cipriano Pinheiro, em Balneário Camboriú.
O atendimento é destinado exclusivamente a pacientes previamente agendadas. O agendamento pode ser solicitado presencialmente na Unidade Básica de Saúde de referência ou pelo telefone (47) 9982-1998. Para realizar o procedimento, é necessário estar com o cadastro ativo e atualizado no sistema municipal de saúde.
O DIU ofertado pelo município é o de cobre, dispositivo enviado pelo Ministério da Saúde, indicado para jovens e mulheres a partir dos 16 anos. Já o Implanon é disponibilizado, atualmente, para adolescentes de 12 a 18 anos, com recursos próprios da Prefeitura.
Segundo a secretária de Saúde, Aline Leal, os mutirões realizados aos fins de semana ampliam o acesso ao atendimento.
“Em 2025, foram realizadas quase mil inserções de DIU e Implanon, isso graças aos mutirões realizados ao longo do ano. Estendendo a oferta desses métodos contraceptivos, as pacientes conseguem atendimento facilitado, em uma fila de espera sem demora e com profissionais devidamente capacitados para cuidar da saúde da mulher”, destacou.
A enfermeira Priscila Pimentel Costa, do Departamento Técnico Assistencial (Data), explica que os mutirões terão caráter itinerante em 2026.
“Assim, conseguimos melhorar o acesso local também, para que as pacientes consigam colocar um dos dispositivos na UBS próxima de sua casa, facilitando ainda mais esse processo”, disse.
Em fevereiro, os mutirões ocorrem na UBS da Barra, nos dias 7 e 28. Já em março, as ações estão previstas para a UBS do bairro Vila Real, nos dias 14 e 28.
Dados da Secretaria de Saúde apontam redução no número de gestações na adolescência no município. Em 2025, foram realizadas 692 inserções de DIU e 288 de Implanon. Em janeiro de 2025, foram registradas 31 gestantes entre 12 e 18 anos. Em janeiro de 2026, o número caiu para 11, representando uma redução superior a 60%.
Entre mulheres adultas, com mais de 19 anos, foram contabilizadas 829 gestantes em janeiro de 2025. Em janeiro de 2026, esse número caiu para 621 na rede municipal de saúde.
Atualmente, o município conta com mais de 50 enfermeiros capacitados para realizar a inserção dos dispositivos. O projeto de capacitação foi apresentado no Congresso Brasileiro de Enfermagem, realizado em novembro de 2025.







