A Missão Internacional China 2025 segue com uma série de compromissos na cidade de Guangzhou, onde prefeitos da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) participam de atividades voltadas à inovação, tecnologia e desenvolvimento urbano sustentável.
O primeiro compromisso oficial foi no Sanding Smart City Center, um dos principais polos de pesquisa e integração de sistemas inteligentes aplicados à administração pública. O espaço é referência mundial em soluções de Internet das Coisas (IoT), análise de dados e gestão urbana em larga escala, conectando infraestrutura digital, serviços públicos e monitoramento em tempo real para tornar as cidades mais eficientes e sustentáveis.
A comitiva também participou de um encontro na Câmara Internacional de Comércio de Guangzhou, voltado à aproximação entre o governo, o setor empresarial e iniciativas de inovação. Durante o evento, o prefeito de Balneário Piçarras e presidente da AMFRI, Tiago Baltt, apresentou o potencial econômico e institucional dos 11 municípios que integram a entidade. Empresários chineses manifestaram interesse em parcerias comerciais e industriais com Santa Catarina, incluindo investimentos diretos e instalação de fábricas no Brasil.
O prefeito de Camboriú, Leonel Pavan, ressaltou a importância da viagem para o aprimoramento da gestão pública municipal.
“Conhecer de perto essas soluções tecnológicas e como elas impactam positivamente a vida das pessoas nos inspira a buscar caminhos para modernizar nossos serviços e planejar o crescimento de Camboriú com mais eficiência e qualidade”, afirmou Pavan.
A missão é promovida pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), em parceria com a AMFRI e o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da AMFRI (CIM-AMFRI). O grupo realiza visitas técnicas e estudos em Shenzhen, Guangzhou e Hong Kong.
Além de Tiago Baltt e Leonel Pavan, participam da missão os prefeitos Robson Coelho (Itajaí), Joel José Soares (Ilhota), Libardoni Fronza (Navegantes) e o vice-prefeito de Balneário Camboriú, Nilson Frederico Probst.
A programação inclui visita à China Hi-Tech Fair, a maior feira de tecnologia e inovação do país, reforçando o objetivo de ampliar o diálogo entre poder público e setor privado e promover a modernização das cidades com foco em sustentabilidade e transformação digital.








