A piloto catarinense Maria Lara, de 16 anos, natural de Balneário Camboriú, fará história na 4ª edição do Friends International HillClimb Serra do Rio do Rastro ao se tornar a primeira mulher a subir o trecho realizando drift. O evento, um dos maiores de subida de montanha da América Latina, ocorrerá entre os dias 21 e 23 de novembro.
Antes de ingressar no automobilismo, Maria começou a carreira ainda bebê, desfilando como modelo aos dez meses. Em 2019, conquistou os títulos de Miss Balneário Camboriú e Miss Santa Catarina Fotogenia. A mudança para as pistas ocorreu depois de assistir ao filme “Velozes e Furiosos”. Aos 14 anos, ganhou um simulador do pai, Everton, e iniciou os treinos. Seu primeiro instrutor foi o piloto Márcio Kabeça, referência nacional no drift. Foi com ele que a jovem teve os primeiros contatos com a modalidade real no fim de 2024.
“Já tive medo no começo, mas hoje já não tenho mais. Quero fazer drift por mais um tempo, gosto muito de estar na pista e sentir a adrenalina”, afirmou a piloto.
Apesar da pouca idade, Maria já participou de eventos como Drift SC, Midnight (SP), Automec (SP), Ultimate Drift e Drift Land. Agora, encara o desafio da Serra do Rio do Rastro, conhecida por suas curvas fechadas, 11,6 quilômetros de extensão, mais de 930 metros de altimetria acumulada e cerca de 200 curvas.
“Não conheço a Serra do Rio do Rastro, não faço nem ideia de como será, mas vai ser muito incrível, vai dar tudo certo”, disse.
“A característica da Serra do Rio do Rastro é de uma pista travada, que exige pouca velocidade com muitas curvas fechadas, bem diferente do que estou acostumada.”
Maria competirá com uma BMW E36 e contará com o apoio do pai e chefe de equipe, Everton, da mãe Mayara, do mecânico preparador Fred Simoni e do professor André Sepka. O projeto tem patrocínio da QUALITPLACAS, de Timbó, e parceria da FS Motorsport.
O Friends International HillClimb reúne pilotos de diferentes modalidades e é considerado um dos maiores eventos de subida de montanha da América Latina, com trajeto de 11,6 km, 930 metros de altimetria acumulada e mais de 200 curvas.








