O Governo de Santa Catarina publicou no Diário Oficial desta terça-feira (14) o edital do concurso público da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O último processo seletivo para efetivação de servidores ocorreu em 2012. Serão oferecidas 511 vagas imediatas, além de cadastro de reserva, para cargos de níveis médio e superior. As oportunidades estão distribuídas entre a Administração Central, as 17 Regionais de Saúde e unidades hospitalares de gestão própria.
Segundo o governo, o concurso tem como objetivo reforçar o atendimento nas unidades hospitalares e aprimorar a assistência à população catarinense.
As inscrições estarão abertas de 15 de outubro, a partir das 10h, até 13 de novembro de 2025, às 23h59, exclusivamente pelo site da banca organizadora www.institutoaocp.org.br.
“Depois de quase 14 anos sem concurso público na Secretaria de Estado da Saúde, o governador Jorginho Mello autorizou, cumpriu seu compromisso e estamos publicando um edital que contemplará vagas na parte administrativa, nas regionais de saúde, na vigilância em saúde e na assistência nas nossas unidades hospitalares. Pedimos a todos que se inscrevam e participem do concurso para melhorar a estrutura estadual que impacta na vida de mais de oito milhões de pessoas de Santa Catarina. São 511 vagas e mais cadastros de reserva, que naturalmente serão chamados”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
As vagas incluem cargos para médicos de diversas especialidades, sanitaristas, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e técnicos administrativos, entre outros. O objetivo é suprir a demanda de profissionais efetivos nas unidades da SES.
“Um ponto de destaque é que teremos vagas para o cargo de sanitarista, que há muito tempo não eram chamados. São esses profissionais que pensam a gestão em saúde pública, que fazem a organização da rede de atenção para que possamos melhorar os serviços e o atendimento da nossa população”, acrescentou o gestor.
A prova objetiva está prevista para 11 de janeiro de 2026, em oito cidades catarinenses: Florianópolis, Joinville, Criciúma, Lages, Blumenau, Itajaí, Chapecó e Joaçaba.
Mais informações sobre o concurso podem ser consultadas nos canais oficiais da Secretaria de Estado da Saúde e no site da banca organizadora.