Na quarta-feira (3), a Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Balneário Camboriú, por meio da Diretoria de Contenção de Ocupações Irregulares e Degradação Ambiental (DCOI), realizou a remoção de uma invasão no Bairro da Barra. O ponto foi identificado após denúncias que indicavam a construção de uma estrutura em área de mata.
No local, havia um barraco dividido em três cômodos, com sofá completo, cobertura de lona e bambu, câmera de monitoramento, banheiro improvisado com chuveiro feito de galão de água e latinha, além de uma latrina montada sobre uma cadeira com assento de privada. A operação retirou um caminhão de lixo do espaço.
“O local é de acesso bem difícil, onde todas as equipes envolvidas tiveram que se empenhar muito, haja vista a dificuldade para chegar até o barraco montado e também transportar todo o lixo que tinha lá. Um homem chegou a ser abordado, mas negou ajuda da Abordagem Social”, relatou o secretário de Segurança e Ordem Pública, Major Geraldo Rodrigues.
O secretário destacou a relevância das denúncias. “É importante que a população de Balneário Camboriú seja parceira, denunciando esses pontos de invasão, seja pelo 153, na Central de Operações e Monitoramento, ou também pelo 156, da Abordagem Social, pois só assim poderemos identificar e atuar nessas situações”, afirmou.
Somente em 2025, a DCOI já realizou 181 operações de fiscalização, com 83 invasões desmontadas.