O som potente dos tambores, as células rítmicas da percussão, a ancestralidade da cultura afro-brasileira. Tudo isso é tema da primeira edição do TRA TUM DUM – 1º Festival de Percussão Afro-brasileira de Balneário Camboriú, que acontece entre os dias 20 (sábado) e 28 (domingo) de setembro, com uma série de ações de formação totalmente gratuitas. São 25 vagas para cada atividade e para participar os interessados precisam se inscrever através do link: percussaocatarina.com/tratumdum/inscricoes/. As atividades formativas ocorrem nas dependências da APAE de Balneário Camboriú e na Casa Linhares.
O Circuito Prático do festival terá seis oficinas: Saberes ancestrais na corda do berimbau, com Bárbara Kristensen e Mestre Latino; Grooves e levadas, com Carlinhos Ribeiro; Baque virado, com Guilherme Garcia; Candombe: ritmo e tradição, com Marcelo Fernández; O legado do samba-reggae de Neguinho do Samba, com Cíntia Mendes; e Virando o Baque, com Charles Raimundo.
Já o Circuito Acadêmico promove três workshops: Candombe, com Marcelo Fernández; Capoeira afinada, com Bárbara Kristensen e Mestre Latino; e Virando o baque, com Charles Raimundo.
Além das atividades formativas, a programação do TRA TUM DUM – 1º Festival de Percussão Afro-brasileira de Balneário Camboriú levará, ainda, intervenções artísticas com o Grupo de Maracatu Nova Lua para três escolas da rede municipal de educação e duas oficinas de percussão para os alunos da APAE da cidade, contribuindo para a provocação do interesse pela música nos mais jovens e com ações que garantam acessibilidade de forma plena.
Idealizador do festival, o músico e produtor cultural Luciano Candemil destaca a importância da troca de conhecimento para a classe.
“Nossa região tem eventos importantes de música e traz grandes nomes para passarem seus conhecimentos. Acredito que precisamos também criar espaços para que os nossos artistas ocupem esse espaço de protagonismo e se tornem também grandes vetores da percussão afro-brasileira em Santa Catarina”, afirma.
Proposta executada por meio de recurso financeiro da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pelo Ministério da Cultura, em edital específico da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
CIRCUITO PRÁTICO (OFICINAS):
– Saberes ancestrais na corda do berimbau, com Bárbara Kristensen e Mestre Latino: 20 de setembro (sábado), das 9h às 12h;
– Grooves e levadas, com Carlinhos Ribeiro: 20 de setembro, das 14h às 17h;
– Baque virado, com Guilherme Garcia: 21 de setembro (domingo), das 14h às 17h;
– Candombe: ritmo e tradição, com Marcelo Fernández: 27 de setembro (sábado), das 9h às 12h;
– O legado do samba-reggae de Neguinho do Samba, com Cíntia Mendes: 27 de setembro (sábado), das 14h às 17h;
– Virando o Baque, com Charles Raimundo: 28 de setembro (domingo), das 14h às 17h.
CIRCUITO ACADÊMICO (WORKSHOPS):
– Candombe, com Marcelo Fernández: 23 de setembro (terça-feira), das 19h às 21h;
– Capoeira afinada, com Bárbara Kristensen e Mestre Latino: 24 de setembro (quarta-feira), das 14h às 17h;
– Virando o Baque, com Charles Raimundo: 25 de setembro (quinta-feira), das 19h às 21h.