Mais de 1,6 tonelada de tampinhas plásticas foram arrecadadas por alunos do 1º ao 9º ano de 11 escolas municipais de Balneário Camboriú durante a gincana lançada no mês do Meio Ambiente. A premiação das turmas vencedoras ocorreu na sexta-feira (29), no Parque Natural Raimundo Gonçalez Malta.
As três equipes com maior volume de arrecadação receberam ingressos para atrações turísticas e os professores responsáveis ganharam cestas de brindes. O total arrecadado será vendido pelas próprias escolas e os valores revertidos às Associações de Pais e Professores (APPs).
A iniciativa foi organizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico em parceria com as secretarias de Educação e Saúde, o Núcleo de Cooperativismo da Acibalc, além do apoio do Lions Clube Helen Keller e Rotary Clube da cidade.
O secretário Nelson Oliveira explicou que a ação foi um projeto piloto.
“A gente sentiu que é um primeiro passo para uma grande mobilização em toda a rede de educação, para melhorar ainda mais o nível de consciência da nossa comunidade, através de uma ação lúdica, mas que, sobretudo, envolve as famílias e toda a sociedade”, destacou.
A secretária de Educação, Maria Ester Menegasso, ressaltou a parceria que tornou o projeto viável.
“Por meio da gincana, as crianças puderam trabalhar a importância de cuidar do meio ambiente, de preservar a natureza e ter todo o cuidado necessário com o uso e descarte de plástico na natureza. Essa ação veio para somar o trabalho de conscientização ambiental feito nas escolas da rede municipal.”
Escolas vencedoras
-
1º lugar: turma 903 do CEM Ariribá – 344,7 kg de tampinhas.
-
2º lugar: turma 101 do CEM Jardim Iate Clube – 109,6 kg.
-
3º lugar: turma 401 do CEM Jardim Iate Clube – 86,8 kg.
Os prêmios foram: ingressos para o Space Adventure (NASA), Oceanic Aquarium e Barco Pirata. O CEM Ariribá também receberá um teatro educativo.
Alunos e professores comemoraram o resultado. A estudante Beatriz Prudente da Rosa, 14 anos, afirmou:
“A gente se moveu bastante para conseguir juntar todas as tampinhas. O Meio Ambiente é algo com que a nossa turma se preocupa muito. (…) É uma experiência muito boa que a gente vai levar para nossa vida.”
Já o professor Thiago da Luz Sebatiani destacou a participação de toda a comunidade escolar:
“Esse resultado foi graças a eles e foi surpreendente para nós, porque houve empenho não só da turma 903, mas dos outros alunos também.”
Com o sucesso da edição piloto, a expectativa é que a gincana seja ampliada para mais escolas em próximas edições.