Direto em Palavras Simples: Alvará Judicial para sacar valores vinculados ao ftgs, pis/pasep, restituição do IR e tributos, conta poupança e fundos de investimentos do familiar falecido

O que fazer se um familiar MORRER e possuir saldo em conta vinculado ao FGTS, PIS/PASEP, ou tiver direito a restituição de Imposto de Renda, ou direito a restituição de Tributos, ou tiver recursos financeiros depositados na conta poupança ou ainda fundos de investimentos?

É necessário fazer INVENTÁRIO?

Para quem não sabe, o INVENTÁRIO é o recurso jurídico hábil para formalizar a transmissão dos bens da pessoa falecida para os seus SUCESSORES (HERDEIROS).

Primeiro, você pode ficar em dúvida: quem são os SUCESSORES (HERDEIROS) e os DEPENDENTES?

Existem os HERDEIROS NECESSÁRIOS [são eles: DESCENDENTES (filhos, netos, bisnetos etc) / ASCENDENTES (Pais, Avós, Bisavós etc) / e, CÔNJUGE (leia-se também COMPANHEIRO após o REXT 646.721 do STF com repercussão geral).

Também existem os HERDEIROS FACULTATIVOS (parentes colaterais, ex.: tios, sobrinhos e primos).

Por fim, existem os HERDEIROS TESTAMENTÁRIOS e os LEGATÁRIOS.

Por outro lado, existem os DEPENDENTES, que segundo o Regime Geral de Previdência Social, “dependente” seria:
(a) O cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado de qualquer condição, menor de 21 anos ou inválido;
(b) Os pais; ou
(c) O irmão não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 anos ou inválido. Além disso:
(d) o menor sob guarda para fins de tutela ou adoção;
(e) tutelado (que em palavras simples significa a pessoa destinada a cuidar dos interesses de um menor, criança ou adolescente); ou
(f) o curatelado (que em palavras simples significa a pessoa destinada a cuidar dos interesses eminentemente patrimoniais de outra PESSOA, em regra, maior de idade).

Desta forma, se você encontra-se em uma das espécies de SUCESSORES (HERDEIROS) ou ainda se é considerado DEPENDENTE da pessoa falecida, e o de cujus (expressão latina que designa a pessoa falecida) possui créditos na conta vinculada ao FGTS, PIS/PASEP, direito a restituição de Imposto de Renda, direito a restituir outro tributo, saldo em conta poupança e/ou fundo de investimento até 500 Obrigações do Tesouro Nacional, saiba que é possível requerer ao Juiz Competente por intermédio de um Advogado “ALVARÁ JUDICIAL” para SACAR tais valores de forma mais simples e célere em seu benefício.

Em palavras mais simples, você (HERDEIROS ou DEPENDENTE) tem direito a receber estes valores por meio deste “ALVARÁ JUDICIAL”.

Portanto, o “Alvará Judicial” é um documento expedido pelo Juiz Competente, autorizando a pessoa legitimada (sucessor e/ou dependente) a sacar os valores vinculados à conta do FGTS, PIS/PASEP, além da restituição de Imposto de Renda, restituição de outro tributo, conta poupança e/ou fundo de investimento até 500 Obrigações do Tesouro Nacional.

Ou seja, o INVENTÁRIO nessa situação é DISPENSÁVEL.

Este direito está previsto na Lei Federal 6.858/80.

Se você achou interessante este conteúdo peço que CURTA e, se achar útil COMPARTILHE com os seus amigos a fim de terem acesso a tais informações.

Por hoje é isso!

Patrick Elias.
Advogado.
OAB/SC 43.006.

Whatsapp: (48) 999341844
Email: patricksolbasbarbosa@hotmail.com
INSTAGRAM: @patrickeliasadvogado
FACEBOOK:

https://www.facebook.com/patrick.elias.1840

https://www.facebook.com/pg/Patrick-Elias-Advogado-110306947221015/posts/?ref=page_internal

Direito em palavras simples

Patrick Elias de Lima Barbosa, OAB/SC 43.006.

Advogado formado pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, com especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Faculdade Damásio de Jesus.

Atuações no ramo do DIREITO DO TRABALHO; DIREITO CIVIL (direito de família, imobiliário, contratos, sucessões, obrigações, responsabilidade civil e empresarial); DIREITO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE (atos infracionais, pensão alimentícia e guarda); DIREITO DO CONSUMIDOR; DIREITO PENAL e DIREITO ADMINISTRATIVO (licitações). Fundador do “DIREITO EM PALAVRAS SIMPLES” que tem como finalidade social explicar o direito de forma simples, prática e útil.

INSTAGRAM: @patrickeliasadvogado