Direito em palavras simples: Você sabe o que é “Alimentos Gravídicos”?

Se você nunca ouviu falar em “Alimentos Gravídicos”, saiba que esse direito está disciplinado na lei federal 11.804/2008, e trata do direito que possui a GESTANTE em pleitear os alimentos necessários para cobrir suas despesas durante o período da gravidez, desde a concepção ao parto, inclusive as referentes à alimentação especial, assistência médica e psicológica, exames complementares, internações, parto, medicamentos e demais prescrições preventivas e terapêuticas indispensáveis, a juízo do médico, além de outras que se fizerem pertinentes.

É importante esclarecer que os “Alimentos Gravídicos” tratam-se de um direito destinado a GESTANTE, por isso não se confunde com a “Pensão Alimentícia” que, via de regra, é destinado ao MENOR.

Para serem deferidos os “Alimentos Gravídicos” basta a comprovação de “indícios da paternidade”

E o que seriam “indícios de paternidade”?
R.: Indícios de paternidade podem ser provados por meio de fotos, vídeos, mensagens trocadas entre o casal, testemunhas etc…

Igualmente, convém esclarecer que os “Alimentos Gravídicos” perduram até o nascimento da criança (parto).
E o que acontece com os “Alimentos Gravídicos” após o nascimento da criança (parto)?
R.: Serão convertidos em “Pensão Alimentícia” em favor do MENOR até que uma das partes solicite a sua revisão.
Repare, os “Alimentos Gravídicos” é um direito destinado a GESTANTE e a “Pensão Alimentícia” é um direito destinado ao MENOR.

Essa “CONVERSÃO” ocorre por força de lei, ou seja, ela é automática.

Reitera-se que após a conversão em “Pensão Alimentícia”, qualquer das partes pode solicitar a REVISÃO.
Se você achou interessante e útil este conteúdo COMPARTILHE com os seus amigos a fim de terem acesso a tais informações.

Por hoje é isso!

Patrick Elias.
Advogado.
OAB/SC 43.006.

INSTAGRAM: @patrickeliasadvogado

Direito em palavras simples

Patrick Elias de Lima Barbosa, OAB/SC 43.006.

Advogado formado pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, com especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Faculdade Damásio de Jesus.

Atuações no ramo do DIREITO DO TRABALHO; DIREITO CIVIL (direito de família, imobiliário, contratos, sucessões, obrigações, responsabilidade civil e empresarial); DIREITO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE (atos infracionais, pensão alimentícia e guarda); DIREITO DO CONSUMIDOR; DIREITO PENAL e DIREITO ADMINISTRATIVO (licitações). Fundador do “DIREITO EM PALAVRAS SIMPLES” que tem como finalidade social explicar o direito de forma simples, prática e útil.

INSTAGRAM: @patrickeliasadvogado