Nesta sexta-feira (5) é celebrado o Dia do Antigomobilismo, data que valoriza a preservação, restauração e coleção de carros clássicos. Mais do que hobby, o movimento virou estilo de vida para apaixonados por automobilismo. Em Santa Catarina, a Lei Estadual 19.324/25 criou uma rota destinada aos veículos com mais de 30 anos que contém museus, exposições, eventos, feiras e espaços gastronômicos. Entre as atrações estão o Classic Car Show, em Balneário Camboriú, e o Museu do Automóvel em Pomerode (MAP).
Somados, os espaços possuem 65 modelos entre Mustangs, Cadillacs e Isettas. Além de serem os primeiros museus de automóveis do país a oferecerem o Tour virtual. Com um QR Code, o visitante explora cada clássico por dentro: imagens 360° do interior e motor, zoom interativo e ficha técnica completa em quatro idiomas — tudo na palma da mão. Conheça mais sobre o acervo:
Relíquias em Balneário Camboriú
O Classic Car Show, em Balneário Camboriú, reúne 35 carros das décadas de 1920 a 1980. O mais rápido é o Ford Mustang Fastback 1966, que acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,2 segundos. O mais antigo é o Willys Overland Whippet 1926. Já o maior do acervo é o Cadillac Eldorado 1959, com 5,71 m de comprimento – modelo que era um dos preferidos de Elvis Presley. O menor é o microcarro BMW Isetta, com apenas 1,34 m de largura. Entre os destaques, há ainda uma Ferrari 308 GTSI 1982, igual à usada no seriado Magnum.
Clássicos em Pomerode
O Museu do Automóvel de Pomerode (MAP) exibe mais de 30 veículos das décadas de 1940 a 1970. O mais raro é o Cadillac Eldorado Biarritz 1959, símbolo de luxo da época. O mais antigo é o Mercury Eight Sedan 1946, primeiro modelo produzido após a Segunda Guerra. Entre as curiosidades está o Mustang Mach 1 1971, igual ao usado por James Bond no filme 007 – Diamantes são eternos. O gigante do acervo é o Cadillac Fleetwood Serie 75 1974, com 6,35 m de comprimento e espaço para nove pessoas, conhecido por ser um carro usado por políticos e celebridades.
SC no mapa dos colecionadores
Com a nova legislação, Santa Catarina se tornou um dos principais polos brasileiros de colecionadores e entusiastas de carros clássicos. Além das novas rotas, o local tem sido escolhido para eventos e encontros do setor.