O comércio varejista de Balneário Camboriú espera aumento nas vendas para o Dia das Mães. A expectativa é de um crescimento real de 2,5%, número acima da média nacional, estimada em 1,9%, conforme projeção do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Balneário Camboriú e Camboriú (Sindilojas).
Embora a pesquisa da Fecomércio SC aponte um aumento de 23% na intenção de compra dos consumidores em relação ao ano passado, o desempenho real nas vendas deve ser mais modesto. A principal explicação está na alta dos juros e no comprometimento da renda familiar.
Dados do Banco Central mostram que a taxa média de juros para pessoas físicas chegou a 56,3% ao ano, maior índice desde agosto de 2023. Além disso, o comprometimento da renda com dívidas alcançou 30,6%, o maior patamar em quase dois anos.
O Sindilojas ressalta que a intenção de compra nem sempre se reflete diretamente nas vendas. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) também projeta crescimento moderado para o setor, indicando que a efetivação dessas intenções pode ser impactada pelas dificuldades econômicas.
“Diante desse cenário, os comerciantes de Balneário Camboriú se preparam para o Dia das Mães buscando estratégias para atrair os consumidores, mesmo com as restrições financeiras. A expectativa é que, apesar do crescimento modesto, a data continue sendo um importante impulsionador para o varejo local”, afirma Rosemari Tomazoni, presidente do Sindilojas.
Para Santa Catarina, a CNC prevê movimentação de R$ 895,87 milhões. Em todo o país, os setores de vestuário, calçados e acessórios devem liderar as vendas, com faturamento estimado em R$ 5,63 bilhões e alta de 6,2%. Na sequência, estão os segmentos de farmácias, perfumarias e cosméticos (R$ 3,02 bilhões) e lojas de utilidades domésticas e eletroeletrônicos (R$ 1,85 bilhão).