A Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Semam) iniciará, em 12 de maio, a notificação de proprietários de imóveis com árvores cimentadas ou concretadas nas calçadas. Os notificados terão prazo de 30 dias para instalar canteiros com área permeável ao redor das árvores.
A medida está prevista na Lei Municipal 4.868/2024, que considera infração administrativa impermeabilizar totalmente as raízes de árvores localizadas em áreas públicas ou privadas. O descumprimento da notificação poderá resultar em multa entre R$ 100 e R$ 1.000 por unidade.
A fiscalização será realizada pelo Departamento de Fiscalização Ambiental e começará pelos bairros Estados, Nações e Jardim Iate Clube. Nesses locais, serão inspecionadas árvores nativas e exóticas. Segundo o diretor do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Lucas Wendhausen Pollon, há uma estimativa de 30 árvores cimentadas nas três regiões. A ação será gradualmente estendida para outras áreas da cidade.
A impermeabilização das raízes pode provocar o apodrecimento do tronco e o sufocamento das raízes, comprometendo a saúde da árvore e levando à sua morte em pouco tempo.