Três praias de Balneário Camboriú foram pré-aprovadas no programa Bandeira Azul para a temporada de verão 2025/2026. A decisão foi tomada em 10 de junho pelo Júri Nacional, que considerou aptas as praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho para renovação do selo internacional de qualidade ambiental e sustentabilidade.
Ao todo, 50 praias e 10 marinas em todo o Brasil foram pré-aprovadas e seguem agora para análise do Júri Internacional, responsável pela etapa final do processo. A lista definitiva dos contemplados será divulgada em outubro, quando também ocorrerá a cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul. A data e o local do evento ainda não foram definidos.
Em Balneário Camboriú, as praias do Estaleiro e Estaleirinho participam do programa desde 2018/2019 e renovam a certificação anualmente. Já Taquaras obteve o selo pela primeira vez em 2022. A Tedesco Marina também foi pré-aprovada novamente para 2025/2026, mantendo a participação no programa.
O Júri Nacional é formado por representantes do Ministério do Turismo, Ministério do Meio Ambiente, Embratur, Secretaria do Patrimônio da União, Instituto Ambientes em Rede (IAR), Associação Náutica Brasileira, Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático e Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente. Neste ano, a Associação Brasileira de Ilhas Turísticas passou a integrar o colegiado.
A Bandeira Azul reconhece praias, marinas e embarcações de turismo que cumprem 38 critérios relacionados à qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura e educação ambiental. A adesão é voluntária e exige comprovação anual do cumprimento das exigências.
O programa é coordenado no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede e faz parte de uma iniciativa internacional da Foundation for Environmental Education (FEE), com sede na Dinamarca. Está presente em mais de 50 países. A lista completa dos candidatos brasileiros pré-aprovados pode ser consultada no site oficial: https://bandeiraazul.org.br.