A Prefeitura de Balneário Camboriú suspendeu todas as atividades da Rede Municipal de Ensino nesta terça-feira (9) por causa da passagem de um ciclone extratropical pela região. A medida segue a recomendação da Defesa Civil de Santa Catarina, que orienta a interrupção das aulas em municípios classificados com risco laranja (alto) ou vermelho (muito alto). As aulas da rede estadual também estão suspensas.
Balneário Camboriú está incluída nessas classificações. De acordo com o calendário escolar, os Centros Educacionais Municipais (CEMs) teriam conselho de classe nesta terça, agora remarcado para quarta-feira (10). As aulas do ensino fundamental devem retornar na quinta-feira (11). Já os Núcleos de Educação Infantil (NEIs) retomam as atividades normalmente na quarta-feira (10).
“Nossa prioridade é a segurança dos nossos alunos, professores e demais funcionários das escolas. Estamos acompanhando de perto a situação, por meio do nosso Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), para que sejam tomadas todas as medidas que forem necessárias dentro dos próximos dias”, afirma a prefeita Juliana Pavan.
A Defesa Civil alerta para a atuação do ciclone entre segunda (8) e quarta-feira (10). A previsão indica chuva forte, vento intenso e mar agitado, elevando o risco de ocorrências. A terça-feira (9) deve ser o período mais crítico, com risco muito alto para alagamentos e enxurradas e risco moderado para deslizamentos. As rajadas de vento podem variar entre 70 e 90 km/h. O mar deve ficar muito agitado, ampliando o perigo em áreas costeiras e para navegação.
Recomendações da Defesa Civil:
-
Buscar abrigo seguro durante temporais.
-
Evitar janelas e objetos que possam ser arremessados pelo vento.
-
Não atravessar ruas alagadas.
-
Em caso de risco, acionar o número 199 ou o telefone (47) 99232-4928.







