A Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família de Balneário Camboriú divulgou o relatório do Serviço Especializado em Abordagem Social referente ao mês de abril. No total, foram realizadas 2.331 abordagens, com 1.168 pessoas acolhidas na Casa de Passagem do Imigrante e outras 43 encaminhadas para acolhimento institucional por meio de vagas credenciadas pelo município.
Também foram concedidas 74 passagens rodoviárias, representando um aumento de 41% em relação a março. O diretor da Abordagem Social, Amarildo Sartor, atribui os resultados à abordagem humanizada e ao início das atividades diárias às 4h.
“Isso é resultado do trabalho que estamos fazendo, priorizando uma abordagem humanizada. Além disso, estamos iniciando o trabalho às 4h pois, assim, conseguimos conversar com estas pessoas sem elas já estarem sob o efeito de drogas e álcool”, afirmou.
Segundo Sartor, essa estratégia tem facilitado a criação de vínculos de confiança, permitindo que as pessoas compartilhem suas histórias e que suas famílias sejam localizadas.
“Na minha avaliação, estamos alçando grandes resultados. Prova disso é o aumento significativo no número de acolhimentos”, completou.
O acolhimento na Casa de Passagem é feito no modo pernoite, com possibilidade de retorno no dia seguinte conforme disponibilidade. Já as vagas credenciadas são oferecidas por meio de três instituições conveniadas, permitindo permanência por até 90 dias. Esses acolhimentos não configuram internação, sendo realizados mediante consentimento da pessoa, com o objetivo de promover sua reestruturação e reintegração social.
A Abordagem Social funciona 24 horas por dia, durante todo o ano, com equipes que realizam buscas ativas e atendem a chamados feitos pelo telefone 156 e WhatsApp (47) 98807-2405. Para os que aceitam o atendimento, são oferecidos cuidados como higiene, alimentação e repouso. Em seguida, uma equipe técnica realiza o encaminhamento adequado, garantindo os direitos previstos pela legislação.