O projeto de reforma do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), em Balneário Camboriú, deverá ser enviado à Vigilância Sanitária de Santa Catarina (Anvisa-SC) em até 30 dias. Nesta terça-feira (29), engenheiros da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri) visitaram a unidade hospitalar para realizar as últimas alterações e ajustes no plano.
“Eles nos apresentaram a planta de reestruturação dos espaços e então sugerimos e discutimos algumas mudanças. Assim que os engenheiros finalizarem estas alterações, o projeto será enviado à Anvisa estadual”, informou a secretária de Saúde, Aline Leal.
A proposta inclui melhorias para aumentar a segurança, conforto e agilidade no atendimento aos pacientes. O investimento estimado é de aproximadamente R$ 5 milhões. Após a aprovação, será aberta licitação para execução da obra.
Entre as mudanças previstas estão a ampliação dos Centros Cirúrgico e Obstétrico, da Central de Material Esterilizado (CME) e da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. O centro cirúrgico passará de três para quatro salas, ampliando a capacidade de cirurgias eletivas. A CME será transferida para um novo espaço com o dobro de produção.
No Centro Obstétrico, será implantada uma sala de parto humanizado. Também haverá mudança na entrada das gestantes, que terão acesso exclusivo, além da ampliação da recepção. “Vamos ter uma sala de parto humanizado, além de alterarmos o local de entrada das gestantes, fazendo com que as mães tenham uma entrada exclusiva para elas ao chegar no hospital. Além disso, a recepção será ampliada”, concluiu Aline.