A Prefeitura de Balneário Camboriú apresentou nesta quarta-feira (23) uma nova ferramenta digital para consulta de viabilidade de construção. Desenvolvido pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, o sistema Geomais permite que qualquer cidadão verifique se é possível construir em determinado terreno, com base nas diretrizes do Plano Diretor.
Com a nova plataforma, é possível consultar informações como zoneamento, índices e restrições urbanísticas, tipos de construção permitidos, altura máxima de edificações e recuos obrigatórios. O sistema também exibe a planta do terreno com dados detalhados no mapa do Cadastro Multifinalitário.
O lançamento ocorreu na sala de reuniões do gabinete da prefeita Juliana Pavan, que fez a primeira consulta no novo sistema.
“Não fazia sentido uma cidade como Balneário Camboriú, com crescimento pujante e referência em tecnologia e construção civil, ainda contar com um sistema arcaico para consulta de viabilidade. Agora, com a implantação do sistema on-line, damos um passo importante para corrigir isso”, afirmou.
A prefeita também destacou o compromisso da gestão com a digitalização de processos.
“Esse é um dos compromissos do nosso governo: digitalizar processos e usar a tecnologia a nosso favor. Isso é a prática, executar o que é necessário e respeitar o nosso contribuinte.”
Segundo o secretário de Planejamento, Carlos Humberto Silva, o novo sistema substitui um processo que antes levava de 15 a 20 dias.
“Isso representa um avanço significativo, que facilita a vida de quem deseja construir, estimula o crescimento urbano e elimina entraves desnecessários. Parabenizo a prefeita por atender a esse pedido antigo e entregar essa importante ferramenta à população”, declarou.
Para acessar o sistema, basta entrar no site https://geo.bc.sc.gov.br/, clicar em “Acesso Público” e selecionar “Plano Diretor”. É possível buscar o terreno por endereço, matrícula ou inscrição imobiliária. Após informar o uso desejado, o sistema gera um documento em PDF com todos os parâmetros aplicáveis.